Hoje, as impressoras digitais ocuparam decisivamente o espaço do filme. Mas isso significa que menos fotos estão sendo impressas? Não necessariamente.
O fato é que o relacionamento entre as pessoas e a fotografia mudou – hoje, fotografa-se muito mais, porém, imprime-se praticamente a mesma quantidade de fotos que eram reveladas antes. Ou seja, os momentos especiais ainda são guardados em álbuns impressos.
Foi com foco na nova relação entre o mercado e as imagens fotográficas que a KODAK participou da Photo Image Brazil 2012, que aconteceu de 14 a 16 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Além de contar com novas soluções para impressão de fotos em minutos via drylabs (com o lançamento do conceito de ilhas compactas de fotografia com a tecnologia frente e verso da impressora KODAK D4000), a empresa teve como objetivo mostrar outras possibilidades para exploração da imagem no campo profissional e fotográfico.
Para tanto, manteve em seu stand uma tela digital interativa na qual os visitantes puderam saber mais sobre os recursos da KODAK NEXPRESS SX para produção de photobooks e impressos com personalização em geral. A impressora digital, sucesso na última Drupa 2012, permite aplicação de tinta que simula o uso de verniz, o uso de aplicações em alto relevo e pode trabalhar com uma grande variedade de papéis e assegura qualidade offset digital.
“Queremos não somente mostrar ao mercado novos negócios que são possíveis com a Kodak NEXPRESS, como também mostrar sua versatilidade de recursos e de uso de papel”, disse Marcelo Freitas, gerente de vendas da área de Consumer Business da Kodak.
Nova fotografia
Por sua vez, no que se refere ao conceito de ilha de fotografia, a D4000 permite impressão frente verso de photobooks à velocidade de produção de um photobook de 20 páginas em oito minutos a 300 dpi. Sobre conectividade, na sequência do sucesso da última versão do kiosk G4 permitir a impressão de fotos diretamente do Facebook, a Kodak também apresentou o novo software 6.0, que, entre outros recursos, permite que imagens sejam transferidas e impressas no kiosk diretamente de dispositivos móveis, como iPhones e Android.
“A pergunta que temos que fazer, hoje, para o segmento de imagem, é como o consumidor captura os momentos de seu dia a dia. Nós da Kodak estamos atentos a isso, e nossas soluções são uma resposta a esse novo cenário”, afirma Marcelo. “O próprio conceito de ilha de fotografia em shoppings mudou. Atualmente, os espaços em shoppings centers são muito caros, e devem ser otimizados. Procuramos oferecer ao lojista a mesma qualidade e tecnologia de nossas ilhas tradicionais, porém, num espaço menor, de até 8 m2”, afirma. “Com isso, possibilitamos o retorno da fotografia aos principais pontos comerciais do país, com um grande e qualificado tráfego de consumidores, oferecendo soluções invadoras tanto em conectividade quanto em fotoprodutos, aumentando potencialmente as impressões por meio da venda por impulso”.
Digitalização
Para área de digitalização de originais, a KODAK mostrou, com destaque, o scanner ScanMate i920/i940, que conta com velocidade de 20 e 40 imagens/minuto, conectividade USB, resolução óptica de 600 dpi e ferramentas para rápida edição e ajustes de imagens.