Família que trabalha unida, permanece unida – e prospera! No caso de Antônio Carlos Montanari, ou Toninho, como se apresenta, e Jucelis Maltorolo, essa máxima é mais do que real. Dividindo o matrimônio e, também, a administração da Inova Laboratório Fotográfico, o casal, que não poupa simpatia ao contar um pouco sobre a história da empresa e de seu crescimento exponencial no segmento de álbuns para o segmento de fotografia profissional de Campinas e região, admite que o negócio toma-lhes grande parte do tempo – porém, é extremamente compensador.
“Tudo começou há cinco anos, em 2013. Eu e o Toninho trabalhávamos em empresas do segmento de fotografia – ele, há mais de 30 anos, e, eu, há quase 20 anos na parte administrativa”, conta Jucelis.
“No começo, tínhamos uma máquina apenas e um prédio praticamente vazio. A ideia era imprimir fotografias para atender ao público profissional que eu já conhecia do mercado, porém, em menos de um ano, já precisamos comprar uma segunda máquina”, lembra Toninho. “E, no ano seguinte, já adquirimos o primeiro equipamento de acabamento para atender aos pedidos de nossos clientes, que solicitavam o álbum encadernado.”
Atualmente, a realidade da Inova é bem diferente. Com um volume mensal de 50 mil cópias e cerca de 30 colaboradores, entre profissionais que trabalham internamente e equipes comerciais para atender regiões do estado que vão desde a Grande Campinas até cidades do Circuito das Águas, região de Sorocaba, Jaguariúna/Mogi-Mirim, Americana, Piracicaba, Itatiba e região de Jundiaí, e um parque de equipamentos que inclui impressoras, sistemas de acabamento, laminação e montagem/encadernação, a empresa prossegue inovando, fazendo jus ao nome.
“Há um ano, começamos a pesquisar sobre a possibilidade de investirmos na tecnologia de impressão digital em couché. Nossos clientes, que são fotógrafos profissionais, nos perguntavam sobre trabalhos com essa tecnologia, mas confesso que tínhamos um pé atrás devido à qualidade”, lembra Jucelis.
O primeiro passo, então, foi pesquisar as marcas e tecnologias disponíveis no mercado. “Mas não obtivemos boas referências”, conta a sócia-proprietária da Inova. “Foi quando, através de indicação de outras empresas que trabalham no segmento, conhecemos a tecnologia da Konica Minolta e da bizhub PRESS C71hc. Então, começamos a conversar com o Ronaldo Pereira, executivo de vendas da empresa, que nos mostrou a qualidade do equipamento. Isso foi decisivo.”
Ainda sobre qualidade, Jucelis aponta a riqueza das cores e definição de impressão da bizhub PRESS C71hc como fatores determinantes para o investimento. “Nosso mercado é reticente quanto à impressão em couché. Mas isso já está mudando e os clientes começam a perceber a qualidade do equipamento. Já temos fotógrafos que estão vendendo apenas álbuns em couché”, explica.
Em apenas seis meses de operação, a bizhub PRESS C71hc é responsável por 10% da produção da Inova, mas esse volume cresce mês após mês. “É uma fatia de participação que está crescendo rápido, à medida que os clientes comprovam a qualidade”, afirma ela, destacando também o custo menor de impressão por página em comparação com sistemas químicos e o suporte comercial e de pós-venda da Konica Minolta. “Realmente, fez diferença”, frisa.
Futuro
E a Inova não pretende parar por aí. A empresa já se estrutura para lançar novas aplicações usando como base a internet e o Web to Print através da tecnologia da Auryn, e prepara-se para expandir sua atuação no mercado de álbuns de formaturas aproveitando o custo atrativo e a qualidade da bizhub PRESS C71hc.
“Pouco a pouco, com planejamento e muito trabalho, estamos crescendo e estruturando novos passos”, pontua Jucelis.
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