Descrição da visão estratégica da Liderança em Imagens Comerciais
Empresa se posiciona para deixar concordata no 3º semestre
Rochester – A Eastman Kodak anunciou no dia 30 de Abril seu Plano de Reorganização e a Declaração de sua situação financeira perante o Tribunal de Falências dos EUA – Distrito Sul, Nova Iorque.
O plano de reorganização, chamado de Plan of Reorganization and Disclosure Statement, contem uma descrição detalhada do plano de negócios da Kodak após a sua saída da concordata americana, a qual mantém e extende a sua liderança na indústria de Imagens Comerciais (Commercial Imaging). Sendo assim, a Kodak prosseguirá contribuindo para novos desenvolvimentos futuros na indústria de impressão, oferecendo soluções de alta qualidade, custo atraente e excelência em serviços através de uma combinação única entre tecnologia e visão de mercado, além de diferenciais competitivos.
O plano inclui também um perfil histórico da companhia, uma descrição da proposta de divisão entre seus credores e financiadores. Descreve, ainda, as ações tomadas diante do maior credor da Kodak, o Fundo de Pensão Kodak Reino Unido, o qual resultou em um desdobramento dos segmentos de Document Imaging e Personalized Imaging (Imagens Personalizadas), totalizando um valor de US$ 2.8 bilhões. Essa transação já foi anunciada ao mercado.
A Kodak espera, dessa forma, que seja agendada pelo tribunal uma audiência para meados de junho, na qual será determinada a adequação das estratégias divulgadas nos documentos entregues, e apresentação aos credores, que terão, assim, capacidade de avaliar o plano de reorganização proposto pela empresa.
Depois, será agendada uma votação entre os credores acerca do plano. Nesse meio tempo, a Kodak trabalhará junto às comissões de credores para assegurar apoio ao seu plano, e pode, periodicamente, realizar alterações nos arquivos e suplementos nos documentos.
Dessa forma, a Kodak espera deixar o Capítulo 11 ainda no terceiro semestre.
“O projeto de reorganização que apresentamos representa a etapa mais ambiciosa de nosso plano de reestruturação: iniciar nosso processo emergencial”, disse Antonio M. Perez, CEO e presidente da Kodak. “Agora, temos definidos claramente os passos seguintes da Kodak, que posicionarão nossa empresa como uma companhia com futuro sólido e sustentável.”
E continua: “este processo evidencia nossa dedicação e espírito inovador em servir nossos clientes em todo o mundo, dando suporte à transformação de nossa empresa em uma companhia claramente focada em negócios. Através das ações que temos tomado, a Kodak cumpre com exito os quatro objetivos principais do seu Capítulo 11 – adquirir liquidez, monetarização através da venda de sua propriedade intelectual que não é mais estratégica, resolução dos passivos herdados e foco nas linhas de negócio de maior valor.”