A companhia, que possui mais de 100 anos de história, apostará em 16 nichos de mercado.
A Kodak, que durante mais de 100 anos foi referência em tecnologia na indústria de fotografia, está se vendo obrigada a abrir mão de algumas linhas de negócio que a fizeram uma empresa conhecida por usuários de todo mundo.
Gustavo Oviedo, vice-presidente da Kodak, e gerente de negócios para mercados emergentes da Kodak, explicou em entrevista concedida ao jornal colombiano La República, como a companhia está se reinventando e focando seus negócios na indústria gráfica.
Abaixo, segue a entrevista com Gustavo Oviedo.
Como se encontra a Kodak após o anúncio de reestruturação?
Oviedo – A Kodak está em processo positivo de emergir do Capítulo 11 da lei de falência norte-americana. Temos anunciado mundialmente a venda de patentes e os refinanciamentos que só confirmam que estamos conseguindo conquistar a confiança do mercado para deixarmos essa situação. O ano de 2012 foi o maior momento para todos porque foi um ano de Drupa (Feira Internacional da Indústria Gráfica) que mostrou nossa nova visão focada no segmento gráfico, onde se inclui um portifólio de soluções de pré-impressão, embalagens, aplicações para impressão digital e serviços afins.
Atualmente, trabalhamos com jornais, revistas, livros, toda a área de embalagens e projetos na área de serviços. Para esses segmentos, nossos negócios têm sido muito satisfatórios, e estamos consolidados entre os top 3 nos mercados mais importantes. Esse é o futuro da Kodak.
Nesse cenário, como se encontra a Colômbia?
Oviedo – A Colômbia não é exceção. O empresário local é curioso, visionário, aberto à tecnologia e, nos últimos anos, vem se destacando internacionalmente, e tem como objetivo exportar produtos em vários segmentos, incluindo o gráfico. Hoje, o mercado colombiano é muito importante no cenário da América Latina. A Colômbia é um dos países emergentes em que a Kodak está dando mais ênfase, sobretudo a partir de 2012.
Quais são os pontos da reestruturação que mais vêm sendo sentidos pelo mercado?
Oviedo – A transformação da empresa vem ocorrendo essencialmente no âmbito legal norte-americano. Mas o foco da empresa no futuro é a indústria gráfica, e países como a Colômbia vêm compreendendo muito bem e nos têm dado apoio. Também anunciamos a venda de algumas divisões de produtos durante essa transição, mas a marca Kodak prosseguirá existindo com força.
Foi anunciado que a JK Imaging adquiriu a marca Kodak para o segmento de câmeras. Há outras alianças desse tipo previstas?
Oviedo – Não posso comentar sobre isso.
Na Drupa do ano passado o marketing personalizado mostrou-se uma grande tendência. Em que aposta a Kodak?
Oviedo – O portfólio da Kodak é todo digital. Na pré-impressão somos líderes mundiais, criando otimizações nos canais de comunicação entre processos e clientes. Através dos fluxos de trabalho se pode obter algo mais sólido. Na parte de pré-impressão digital, é possível personalizar, segmentar o público-alvo e ser parte integrante de uma campanha de customizada. Tal característica dá vida nova a um impresso, porque as campanhas mostram que o retorno do consumidor, quando recebe comunicação personalizada, é muito melhor.
No que se refere ao mercado de embalagens, temos uma tecnologia que permite desenvolver e recriar produtos. Podem-se realçar as cores, trabalhar com diferentes substratos com uma qualidade que abre aos profissionais criativos um horizonte totalmente novo.
Para o consumidor há alguma nova perspectiva?
Oviedo – Temos mais de 170 mil quiosques em todo o mundo. Por exemplo, na Colômbia somos líderes de mercado e nossos pontos continuam produzindo. Mas o futuro da Kodak estará focado na indústria gráfica, e é isso que eu gostaria de comunicar.
Quais planos há para 2013 de forma concreta para o mercado colombiano?
Oviedo – O mercado gráfico colombiano é um dos três principais na América Latina. É um mercado exportador, exigente e de muita tecnologia. Sempre apostamos em lançar aqui novos produtos. Aqui estaremos focados no segmento gráfico também, com ênfase nos mercados de embalagens, no qual somos líderes. Também queremos oferecer soluções avançadas para o segmento de impressão e imagem.