Gráfica capixaba, que acumula 94 anos de mercado, investe em impressão digital há quase 20 anos, e há seis é parceira da Konica Minolta, através da qual estabeleceu um novo patamar para seus impressos personalizados e em baixas tiragens
Quatro gerações reúnem 94 anos de experiência no segmento gráfico. Talvez esta seja a melhor forma de resumir, em poucas palavras, a longa e rica história da Grafitusa, gráfica sediada em Vitória (ES) fundada há mais de nove décadas por Tullio Samorini, imigrante italiano que, ao chegar ao Brasil, abandonou sua profissão de pintor para se dedicar ao mercado gráfico.
Hoje, a empresa é dirigida pelo seu neto, que do avô herdou o mesmo nome (Tullio) e, também, a paixão pelo mundo gráfico. “Quando meu pai faleceu em 1970, tive que assumir a empresa. E quando você pega gosto pela indústria gráfica, não sai mais do sangue”, disse. Mas para quem acha que tradição é sinônimo de conservadorismo, engana-se. Pelo menos na Grafitusa, os anos de experiência na área gráfica tornaram a empresa apta a enxergar oportunidades de mercado e investir em tecnologias corretas.
“A empresa foi fundada como uma tipografia e depois evoluímos para equipamentos offset”, conta Tullio. “Fomos pioneiros no estado no que diz respeito a investimento em impressão digital. Isto, há quase 20 anos”.
E, desses 20 anos de história com a impressão digital, seis deles foram construídos em parceria com a Konica Minolta. “Inicialmente, tínhamos equipamentos de outro fabricante. Porém, a impressão digital evoluiu, e notamos que a tecnologia da plataforma que tínhamos não se desenvolvia no mesmo ritmo. Foi quando entramos em contato com os equipamentos da Konica Minolta, que estavam em um patamar de qualidade e produtividade muito superiores”, diz.
De um primeiro investimento surgiram outros, e, atualmente, a Grafitusa possui em seu parque produtivo quatro impressoras Konica Minolta: dois equipamentos P&B bizhubPRO1200 (antecessora do atual modelo bizhub PRESS 1250), os modelos bizhub PRESS C7000 e C8000. Toda a negociação foi e continua sendo conduzida com muito sucesso pela representante da fabricante japonesa que atua no mercado capixaba, a Record Print.
“Temos com a Konica Minolta e com a Record, uma parceria perfeita. Eles nos atendem no que precisamos e o nível de tecnologia e serviços é excelente”, conta Tullio. “Produzimos também em offset, mas na maioria das vezes os clientes não conseguem distinguir quando rodamos em offset ou quando rodamos os trabalhos em tecnologia digital. Digo isso, para mostrar a qualidade que a impressão digital Konica Minolta atingiu. A tecnologia definitivamente evoluiu.”
E TullioSamorini confirma o que disse em números. Com cerca de 13 a 15% do faturamento na Grafitusa provém dos processos digitais. Destes, aproximadamente 1 milhão de páginas/mês são de impressos P&B, e 150 mil de impressos coloridos.
“Qualidade é algo básico. Não se discute. E estamos plenamente satisfeitos com a qualidade que os equipamentos da Konica Minolta nos oferecem na impressão digital e também com os serviços prestados através da revenda Record.”, finaliza.
Representante da Konica Minolta no estado do Espírito Santo, a entrada da Record no mercado gráfico digital foi idealizada pelo seu diretor, o Sr. Rogério Netto, em parceria com a marca japonesa no segmento de impressões coloridas. “Apostamos todas as fichas e muito trabalho no segmento gráfico, um mercado com alto nível de exigência quanto a qualidade nos seus processos, principalmente quando envolve o suporte técnico e reposição de peças no menor tempo possível”, diz Walter Martins, gerente comercial.
Com total apoio da Konica Minolta, confiabilidade na robustez dos seus equipamentos, estoque adequado de insumos e peças e suporte técnico altamente qualificado, a Record Print se dedicou integralmente em sua especialização no mercado de impressão e, ao longo de seis anos, mais de 40 equipamentos foram comercializados para o segmento gráfico tornando-os referência no Espírito Santo em impressões coloridas.
“Desenvolvendo sempre um trabalho sério e contando com muita dedicação de nossos colaboradores, o projeto de entrarmos no mercado digital foi se concretizando de forma natural. Não medimos esforços nem investimentos para manter todos os colaboradores atualizados tanto no que diz respeito aos equipamentos da Konica Minolta quanto ao próprio mercado. Isso garante a satisfação de nossos clientes e o sucesso de nossa parceria”, finaliza Walter.