Equipamento, que conta com configuração cinco cores mais verniz, tornou-se o investimento certeiro da gráfica mineira para otimizar qualidade e encurtar tempo de acerto e entrega dos trabalhos
É um dito popular no Brasil afirmar que os mineiros realizam grandes coisas sem muito alarde, fazendo da discrição e da cautela ferramentas fundamentais para conquistar o sucesso.
Fundada em 1998 por quatro amigos que tinham o sonho de progredir no segmento gráfico, a Companhia da Cor, sediada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um exemplo dessa máxima popular. Realizando trabalhos gráficos de excelência, hoje, a gráfica tornou-se referência no mercado mineiro em impressos promocionais e editoriais.
Inicialmente, a empresa focou seu trabalho em operações de pré-impressão. Contudo, com a modernização dos processos e a integração entre pré-impressão, impressão e acabamento, não tardou para que a Companhia da Cor investisse em soluções offset para atender às novas demandas de mercado.
E os números do sucesso falam por si. Com know how e infraestrutura moderna, a gráfica atende todo o mercado de Minas Gerais (um dos estados mais ricos do Brasil), conta com um parque gráfico instalado em sede própria com área de 1200 m2 e uma equipe de 40 funcionários.
Porém, assim como outras gráficas do país, não tardou para que a Companhia da Cor vivenciasse desafios comuns ao cotidiano da indústria: prazos cada vez mais apertados, exigência sumária por qualidade por parte dos clientes, e necessidade de diminuir custos e desperdícios.
Esse foi o ponto de partida para que a diretoria da gráfica iniciasse um estudo sobre o investimento em uma nova impressora.
“Já possuíamos uma estrutura completa e moderna na pré-impressão e acabamento. No setor de impressão, tínhamos uma máquina quatro cores, mas a demanda foi nos obrigando a analisar a possibilidade de um novo investimento”, afirma Carlos Guimarães, diretor industrial da Companhia da Cor.
Carlos, conhecido por Kaká, relata que os quesitos principais para o novo equipamento seria uma tecnologia capaz de minimizar o tempo de acerto de máquina (set up) e que possibilitasse produzir mais, em menos tempo e com mais recursos.
“Pesquisamos muito. Viajamos para vários lugares para conhecer diversos equipamentos e, embora a gente tenha gostado de outras marcas, optamos pela KBA pela robustez, qualidade de impressão e facilidade de negociação, além da confiança que adquirimos na equipe técnica”, conta Kaká.
E, baseada na confiança na marca KBA, o investimento realizado pela Companhia da Cor foi em uma impressora Rapida 75, configurada com cinco cores, mais verniz.
“Foi o equipamento certo para atender à demanda que tínhamos. Ou seja, atender com mais rapidez nossos clientes”, afirma. “Também levamos em consideração o alto nível de exigência que nossos clientes têm, especialmente para o segmento promocional. E a máquina atendeu a todos esses níveis, com sucesso.”
Entre os demais destaques apontados por Kaká estão ainda o set up fácil e ágil do equipamento, o que permite que, em pouco tempo e com poucos ajustes e mínimo desperdício de papel, a impressora esteja pronta para rodar novos trabalhos. “Comprovamos a qualidade de impressão no dia a dia, bem como a robustez, que vai ao encontro do que precisávamos”, diz Kaká.
Novamente, os números comprovam. Hoje, a Rapida 75 atende a uma demanda de cerca de 1 milhão de impressos/mês, auxiliando a impulsionar a Companhia da Cor na direção do sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.