A Ecalc Software realizou no dia 26, quinta-feira, um workshop no auditório da sede da ABIGRAF. O objetivo foi apresentar não apenas soluções da empresa, mas, principalmente, trocar informações sobre o porquê de acontecerem gargalos, erros na estimativa de produção, ou problemas na gestão de dados produtivos e financeiros das gráficas em diferentes âmbitos.
A palestra foi realizada pelo diretor da Ecalc Software, Valdir Filho, e por Tiago Silva, presidente da empresa, e contou com a participação de quase 60 gráficos de todo o Brasil.
De modo ilustrativo e bem humorado, Valdir mostrou diversos erros cometidos pelas gráficas no processo de gestão, e como as soluções desenvolvidas pela Ecalc podem, pontualmente, indicar onde esses problemas se encontram para que possam ser solucionados.
Por sua vez, Tiago mostrou três exemplos ilustrativos de como o sistema permite emissão de dados informativos sobre produção e acerto de máquina, perda e problemas, e como esses itens impactam, na outra ponta da cadeia, na lucratividade e no bom funcionamento da gráfica como um todo.
Também mostrou como os sistemas trabalham com o chamado indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), que se refere ao processo de cálculo de eficiência dos equipamentos, integração de sistemas e da planta produtiva como um todo.
Benefícios
O grande destaque foi a relevância do processo apurado de gestão para redução de custos e aumento da produtividade, diminuindo desperdícios. Também foram destacadas a automação e precisão da gestão de dados de produção e geração de orçamento, o que, além de encurtar ciclos, também permite ao gráfico ou administrador um controle geral e detalhado do funcionamento de sua empresa.
Entre os participantes estiveram tanto usuários dos sistemas Ecalc, como prospects e usuários de outros produtos, que se mostraram satisfeitos com o que foi mostrado.
“Ainda não sou usuário dos sistemas da Ecalc e é a primeira vez que participo de um evento da empresa. Foi uma oportunidade muito importante para ter contato com outras pessoas do mercado e trocar informações, bem como para saber mais sobre o produto”, disse Nelson Trentini, da Gráfica Trentini de Vargem Grande Paulista (SP).
“O workshop foi muito interessante porque fez o usuário pensar sobre seu dia a dia, a forma como estrutura e administra sua gráfica. Também serviu para pensarmos se estamos no caminho certo”, disse Sérgio Luís Vicenzi, da Vigraf de Timbó (SC).
“Se o sistema foi aplicado efetivamente, ele traz grandes benefícios, é muito bom”, disse Alexandre Frare, da Nywgraf de São Paulo. Para ele, o grande valor do workshop esteve na “troca de informações e experiências entre gráficos.”
“90% dos meus problemas eu resolvo trocando ideias com meus amigos. Por isso, ter contato com outros gráficos é muito importante para melhorar nosso trabalho como um todo”, disse Thiago Lund, da Gráfica Nova Brasileira do Rio de Janeiro. “Somos usuários do sistema Ecalc há 10 anos e estamos extremamente satisfeitos. O sistema permite extrair dados de produção e que estes sejam usados para gerenciar e controlar os processos”, destaca.
“O workshop foi fundamental para agregar conhecimento, dizer para onde vamos e como solucionar problemas. Ou seja, é plenamente importante em minha opinião, e as gráficas que não informatizarem sua produção, não irão crescer”, disse Ciloé Andrade, da Ciagraf.
O consultor Thomas Caspary, que também prestigiou o evento, afirma que o mercado gráfico tradicional passa por mudanças, fruto da nova geração e da mudança de conceitos. “Eventos como o workshop da Ecalc sempre são importantes para que se apontem erros e se deem soluções. Contudo, efetivamente para haver melhora, essas dicas devem ser aplicadas nas gráficas”, afirma. “Caso isso ocorra, o proveito será enorme.”