Sempre mantendo o viés da sustentabilidade, gráfica gaúcha vem conquistando novos patamares de produção unindo tecnologias do CtP Kodak Magnus 800, chapas Sonora XP, InSite Prepress Portal e retícula Staccato
Da grande Porto Alegre (RS), de Cachoeirinha, origina-se mais um caso de sucesso em nível de qualidade e automação de produção.
Trata-se da Gráfica Odisseia que, em 2011, investiu em um pacote completo de soluções Kodak envolvendo workflow, CtP, chapa e tecnologia de reticulagem, e hoje colhe excelentes frutos.
De origem familiar, fundada pelos irmãos Paulo e Claudio Esmério em 1998, a história da Odisseia percorreu vários setores do segmento gráfico em sua história de crescimento, como editoração eletrônica e fotolito.
Da pré-impressão, a gráfica evoluiu também para a prestação de serviços em offset. Em 2003, a Gráfica Odisseia passou a funcionar em uma nova estrutura – um prédio de 750 m2, ao mesmo tempo em que ampliava seus ramos de atuação, que hoje consiste em trabalhos nos segmentos editorial (no qual a gráfica possui o maior volume de trabalho), embalagem e comunicação visual.
“Como empreendedores, buscamos conhecimento em diferentes áreas, desde a Administração de Empresas, até Publicidade e Programação”, conta Paulo Esmério, sócio-diretor da Odisseia.
Em 2005 a Gráfica Odisseia adquiriu seu primeiro CtP e, em 2007, mudou novamente de prédio, instalando-se em uma área de 1.600 m2 em Porto Alegre.
Outro ponto forte na época e nos anos subseqüentes foi o alto investimento em soluções avançadas de acabamento, principalmente para os setores promocional e editorial.
Então, qual era o salto tecnológico que estava faltando?
“Em 2011, já tínhamos dois CtP térmicos operando na gráfica e alta produção. Quando visitamos algumas gráficas na Alemanha e notamos o número reduzido de operadores nos setores de pré-impressão, ainda que fossem empresas de grande porte e de alto volume, notamos que tínhamos gargalos a resolver. Tínhamos problemas, na época, no encaminhando dos trabalhos e no fluxo de produção, e começamos a pesquisar soluções que nos permitissem mais produtividade em uma estrutura mais enxuta”, conta Paulo.
O sócio-diretor prossegue: “Sabíamos o que queríamos. Ou seja, um pacote de soluções que fosse altamente automatizado, com baixa intervenção humana, desde a entrada do trabalho até este chegar ao cliente. E foi a Kodak que nos apresentou a melhor solução através de sua revenda local, a Zanatto Soluções Gráficas.”
Porém, Paulo destaca que, como já havia em operação dois sistemas de workflow e CtP de outras marcas, foi necessário considerar dois caminhos: “Ou partíamos para a atualização das soluções desses dois fabricantes, ou partíamos para a solução completa Kodak. Escolhemos a segunda opção”, diz. “Com a Kodak, conseguimos montar uma solução de grande automação, com o menor número de intervenção humana possível para a época (2011).”
Assim, a Gráfica Odisseia passou a contar em seu parque produtivo com um CtP Kodak Magnus 800, o sistema interligado por portal Web para tráfego, colaboração na produção e gestão de dados Kodak Prinergy InSite, e a implantação da tecnologia de retículas estocásticas Kodak Staccato.
Outro foco importante da Gráfica Odisseia, além da automação, é o uso de soluções sustentáveis. Dentro desse contexto, a empresa também começou a trabalhar recentemente com a nova geração de chapas digitais sem processo Kodak Sonora XP.
“Hoje em, dia todo mundo fala em sustentabilidade. Mas nós sempre procuramos produzir tentando gerar o mínimo de resíduos e com o máximo de eficiência e qualidade. É claro que para conseguir isso você tem que gastar mais, tanto em matéria prima quanto em tecnologia. Em 2011, após uma viagem à Alemanha, montamos um projeto com soluções que queríamos instalar em nossa empresa. Quando pedimos as propostas para os fornecedores de equipamentos aqui no Brasil, foi uma surpresa para eles, pois não tinham mais que uma ou duas soluções similares em todo o Brasil, contando todas as gráficas, inclusive as grandes”, lembra Paulo. “Para nos passarem um orçamento era preciso o auxílio de fora do país, pois não era algo a que se estava acostumado a vender aqui. Eu não consigo entender como empresas grandes abrem mão da automação e de eficiência. Essa filosofia em nossa empresa é focando resultado, sem demagogia. Tem gente que fala em sustentabilidade somente para obter selos FSC, ISO e outras certificações.”
Ao longo de mais de dois anos, vários frutos já são notados. Sobretudo, em áreas críticas para várias gráficas, como andamento dos trabalhos e desperdício. “Antes, tínhamos muitos erros e menor produtividade. Hoje, com automação e uso de menos químicos, temos um processo mais seguro, lucrativo e estável”, avalia Paulo.
“A combinação tecnológica montada para a Gráfica Odisseia permitiu grande redução de custos de produção e nos ciclos de aprovação, além de assegurar um controle do processo extremamente eficiente, a ponto de possibilitar que nosso cliente trabalhasse com retículas estocásticas em 100% dos trabalhos”, diz Enio Zucchino, gerente de desenvolvimento de mercado da Kodak para soluções de Impressão Comercial na América Latina.
Informação sobre a Kodak
A Kodak se transformou em uma empresa de tecnologia com foco no negócio de imagem. A Kodak atende os clientes com tecnologias revolucionárias e soluções inovadoras para a indústria de embalagem, comunicações gráficas e impressão funcional. A Companhia também oferece produtos e serviços de excelência na indústria de entretenimento de imagens e filmes comerciais. Para obter informações adicionais sobre a Kodak, visite o site: www.kodak.com
Visite e curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/kodaksolucoesgraficas http://kodak.com/go/drupa