História de relacionamento comercial entre a gráfica impressora de embalagens e a fabricante alemã dura 14 anos e, em 2014, torna-se destaque novamente com a chegada de mais uma impressora modelo Rapida 105 seis cores e verniz
Quarenta anos celebrados com investimentos em tecnologias de impressão que tornaram a Emibra, sediada na cidade de Suzano, na Grande São Paulo, dona de uma carteira invejável de clientes, atendendo a grandes empresas como Johnson & Johnson, Laboratórios Ajinomoto, NGK, entre outras multinacionais instaladas no Brasil, bem como empresas nacionais de grande porte, como Aché, Cifarma, dentre outras.
A gráfica, que atua no segmento de impressão de embalagens em papel-cartão, não inova apenas quando o assunto é investimento em tecnologia. Parceira da marca KBA há 14 anos, a Emibra tornou-se uma das pioneiras no ramo gráfico brasileiro a adotar, como modelo de gestão, as melhores práticas de governança corporativa.
Como a maioria das gráficas do país e do mundo, a Emibra tem origem familiar, fundada pela família Braghiroli em 1974. Contudo, em 2009, a gráfica passou por uma profunda reestruturação administrativa – através da qual os irmãos, Wanderley, Waldir e Wagner Braghiroli , acionista que, até então, dirigiam a empresa, se desligaram das atividades executivas, passando a compor o Conselho de Administração, juntamente com outros dois conselheiros externos e independentes contratados. A administração executiva da empresa passou a ser dirigida por três novos diretores, Administrativo/Financeiro, Comercial e de Operações, que se reportam ao Conselho.
“É dessa forma que estamos crescendo, de uma forma sólida e sustentável”, afirma Danilo Braghiroli, Diretor de Operações, que destaca, ainda, o papel que a Fundação Dom Cabral teve em todo esse processo, onde em2011, iniciou um programa, por meio de coaching, com um coordenador que capacita a alta e media gerencia e monitora os resultados da empresa mensalmente.
Crescimento e tecnologia
Seguindo uma boa gestão certamente também está um parque tecnológico de ponta. E, nesse assunto, Danilo mostra grande lucidez quanto à necessidade de se investir em um novo equipamento.
“O Plano de Investimento da empresa, elaborado pela diretoria executiva, tem que ser aprovado pelo conselho. Ou seja, precisamos convencer de que realmente o investimento é necessário, trará crescimento para a empresa e retorno aos acionistas. Acho isso bom.”
Se o século 21 trouxe mudanças enormes para o setor gerencial da Emibra, também trouxe uma nova forma de se enxergar investimentos. Procurando soluções de ponta do mercado, em 2000, a gráfica adquiriu sua primeira KBA Rapida 105 – na época, a marca possuía outro representante comercial no país.
Porém, os laços entre Embira e KBA começaram a se revigorar a partir de 2009, com a mudança de estrutura comercial da fabricante alemã no Brasil. “Recebi na época a visita do Cesar Dutra– que era presidente da Deltagraf e atualmente é diretor geral da KBA no Brasil –que nos trouxe a informação que a Deltagraf, estava assumindo a linha de impressoras planas da KBA. Conversamos muito e expus minha insatisfação a ele. Porém, realmente a reação do Cesar me surpreendeu. Quando afirmei que só iria adquirir um novo equipamento KBA quando conseguisse falar com o presidente da empresa, ele me retornou perguntando se eu poderia receber o senhor Ralf Sammeck no prazo de três semanas, mais ou menos. Levei um susto, porque não esperava por isso.”
De fato, o senhor Sammeck veio ao Brasil dentro do prazo combinado, visitou a estrutura da Emibra e, juntamente com Cesar Dutra, selou um novo negócio: uma Rapida 105, seis cores mais verniz, instalada em 2010.
Além de estrear um novo laço comercial entre as empresas, a chegada do equipamento na Emibra também marcou a primeira venda de uma impressora KBA já sob a nova representação comercial, a Deltagraf.
“Realmente, o fechamento desse novo negócio na Emibra foi um marco importante da nova fase da KBA no Brasil”, afirma Lincoln Lopes, gerente de vendas da KBA Brasil.
Sobre o equipamento, Danilo não poupa elogios. “Foi a decisão certa e o investimento certo. Toda a tecnologia contida na máquina só está disponível como acessórios adicionais em impressoras de outros fabricantes.”
Para 2014, a Emibra anuncia a chegada de mais um modelo Rapida 105 + 6L (seis cores mais verniz). E Danilo justifica: “Temos uma demanda muito grande para formatos folha inteira”, afirma. “E sem dúvidas, a máquina que está chegando trará upgrades tecnológicos muito interessantes, que nos ajudarão em termos de produtividade, ajustes e automação, apesar de se tratar do mesmo modelo.”
Highlights
Entre os destaques apontados por Danilo para a Rapida 105 está o FAPC- troca automatizada de chapas, concepção mecânica inovadora que permite a troca de rolaria e desacoplar um rolo de impressão caso não se deseje utilizar a sexta cor e baixo grau de manutenção.
“A KBA tem um produto muito difícil de ser equiparado pela concorrência”, diz Danilo.
Segundo Lincoln Lopes, a máquina que chega neste ano à Emibra oferece uma série de otimizações. “Trata-se de uma configuração que representa um salto de produtividade de 15 a 20% em relação ao modelo 2010 que hoje funciona na gráfica”, destaca Lincoln.
Além disso, a nova Rapida 105 chega em um momento importantíssimo para a KBA no país, com a criação da KBA Brasil em 2013.
“Isso, sem dúvidas, dá muita segurança ao mercado, uma vez que, com a criação da KBA Brasil, a KBA confirmou sua intenção de investir no país”, ressalta Danilo.
Para Lincoln, a nova fase da KBA no Brasil também reflete no atendimento comercial. “Hoje, temos como filosofia transferir nosso conhecimento operacional para o cliente. Ou seja, analisar, de perto, as necessidades produtivas do cliente e customizar suas necessidades as soluções disponíveis e acessíveis da configuração da máquina aliando a assessoria técnica da KBA com a impressora já instalada. Isto vai ajudá-lo a extrair efetivamente o melhor de todos os recursos do equipamento”, destaca.