– 28 de maio / 2012 (KONICA MINOLTA): Após a Drupa, Konica Minolta atinge o topo

Drupa 2012

Konica Minolta termina a DRUPA 2012 entre as principais fornecedoras de soluções de impressão para a indústria gráfica

A Drupa 2012 encerrou-se oficialmente no último dia 16 de maio, mas, para a Konica Minolta, mundialmente o evento gráfico serviu para marcar sua chegada no hall das principais fornecedoras de soluções profissionais de alta velocidade e alta qualidade de impressão para o segmento gráfico.
Durante a Drupa, a fabricante japonesa lançou duas grandes novidades: a bizhub PRESS C1100, um novo equipamento colorido com tecnologia toner posicionado como a principal bandeira da empresa no segmento de impressão digital high end de alto volume, e a KM1, impressora digital inkjet lançada em parceria com a Komori. Isto, além de uma série de aplicativos para gestão de workflow (incluindo workflows híbridos) e web to print.
“A participação da Konica Minolta na Drupa, nos consolidou como um dos principais fornecedores de equipamentos e soluções para a indústria gráfica. No stand era possível encontrar aplicações como dados variáveis, gerenciamento de cores, acabamentos inline e offline, entre outros. Isso significa que a Konica Minolta está preparada para fornecer a solução completa que os clientes gráficos necessitam, não apenas equipamentos de impressão digital”, disse Ronaldo Arakaki, gerente de negócios e marketing da Konica Minolta, que representou a equipe da Konica Minolta Brasil na Drupa 2012.

Para o alto, e avante – Quem assistiu à coletiva de imprensa da Konica Minolta, protagonizada pelo seu presidente, Masatoshi Matsuzaki, e por seus principais diretores, pôde sentir, logo nos primeiros dias de evento, que a empresa viria para consolidar sua maior participação em Drupas da história.
E, quem visitou o stand da companhia pôde ver de perto, nas diversas áreas de demonstração, a visão que a Konica Minolta tem do universo de artes gráficas. Desde impressoras P&B de alta velocidade, até modelos de alta qualidade, a empresa procurou mostrar que está preparada para competir com os principais players de impressão digital no universo gráfico.
“A Konica Minolta se preocupou em apresentar soluções completas para as gráficas através de aplicativos, equipamentos próprios e parcerias, de forma que nossos clientes nos vejam como provedores de soluções integradas para o mercado gráfico. Dessa forma, nossa perspectiva é que, no Brasil, nossas propostas sejam desenvolvidas baseadas em consultoria técnica e nas necessidades dos clientes, contemplando além de equipamentos de impressão, aplicações para melhoria e automação de processos, reduzindo seus custos operacionais”, explica Arakaki.
Segundo o gerente, o grande destaque foi o segmento promocional, para o qual qualidade de cor, velocidade e capacidade de se trabalhar com dados variáveis são fundamentais.
“Conquistamos uma ótima participação no segmento promocional devido à alta qualidade de impressão, consistência de cor e robustez da linha bizhub PRESS. O custo/benefício dos nossos equipamentos bizhub PRESS C7000 e C8000 tem sido o grande diferencial no mercado, pois, devido à tecnologia de calibração automática, eles possuem um índice baixíssimo de perda de impressos, que é um dos fatores principais quando analisamos os custos de produção em baixas tiragens”, destaca Arakaki.
Juntamente com o promocional, a Konica Minolta também consolidou seu destaque no segmento editorial, onde possui grande penetração com os modelos P&B. “Temos ótimas expectativas de aumentar nossa participação com o lançamento dos modelos P&B bizhub PRESS 1250 e bizhub PRESS 2250, 125 ppm e 250 ppm, respectivamente. Ambos modelos apresentam altíssima qualidade de impressão e custo por página muito competitivo, além de contar com novos acabamentos inline que permitem otimizar a produção de nossos clientes”, frisou.

Inkjet – Primeira iniciativa do campo da impressão inkjet, a KM1 tem lançamento previsto para 2013.
Segundo Akiyoshi Ohno, presidente da Konica Minolta para o segmento de tecnologia inkjet, a empresa está atenta à demanda do mercado e focada em auxiliar os clientes a obter sucesso em seus negócios. Por isso, o investimento pioneiro no segmento inkjet, em parceria com a Komori, veio, segundo Ohno, na hora certa.
Ronaldo Arakaki compartilha dessa opinião e reforça ser a impressão digital inkjet uma forte tendência. “O modelo KM-1 é capaz de imprimir até o formato de papel B2 a 1200 X 1200 dpi. A data de lançamento ainda não foi divulgada, porém, deverá ser lançado em meados de 2013. A tecnologia inkjet é uma forte tendência e faz parte da estratégia da Konica Minolta expandir nossos negócios nesta área.”