– 28/03/2024 (Fedrigoni): A Fedrigoni Self-Adhesives apresenta uma nova gama de soluções autoadesivas para embalagens compostáveis

 

Embalagens cada vez mais sustentáveis, concebidas de uma forma mais responsável para serem funcionais e com baixo impacto ambiental. Trata-se de uma necessidade que é fortemente impulsionada a nível legislativo e refletida diretamente no mercado.  A preocupação com o impacto ambiental é o motivador para a inovação de produtos na Fedrigoni Self-Adhesives, que está apresentando uma nova linha de soluções autoadesivas para embalagens compostáveis.

Uma vez que tanto a embalagem como os materiais autoadesivos têm as mesmas propriedades de biodegradação, no final do seu ciclo de vida podem ser eliminados em conjunto através do processo de compostagem industrial. Desta forma, toda a embalagem – incluindo o rótulo – pode ser tratada no processo de compostagem industrial. Para ser definido como compostável, um produto deve ser 90% biodegradável num prazo de seis meses, desintegrar-se num prazo de três meses e passar em todos os testes de ecotoxicidade. A criação de materiais autoadesivos que cumprem os critérios de compostabilidade resulta do compromisso de desenvolver soluções com menor impacto ambiental, mesmo quando não é possível reciclar ou reutilizar a embalagem.

A compostagem revela-se uma opção muito útil, por exemplo, para os materiais em contato com os alimentos, quando estão excessivamente sujos ou quando é difícil separar os resíduos de qualidade.  Para a Fedrigoni Self-Adhesives, este é mais um passo para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade: até 2030, 100% das soluções devem ser concebidas para um fim de vida ideal; isto significa que todos os novos materiais autoadesivos são projetados e fabricados considerando cuidadosamente o que acontecerá depois de terminada a sua utilização e, portanto, contemplando a possibilidade de serem reciclados, reutilizados ou compostados após a sua utilização.

“A busca por soluções sustentáveis que envolvam toda a cadeia de embalagem é um ponto fundamental, pois são exigidas tanto pela legislação como pelo mercado. A nossa nova linha de filmes de embalagem compostáveis insere-se no contexto destas exigências. Após a utilização, os materiais utilizados podem ser recuperados através de um processo biológico e, em seguida, transformados, juntamente com a embalagem, em substâncias úteis para o solo”, afirma Clément Lesniak, Sustainability Solutions Manager. “Tendo como referência os nossos objectivos para 2030, associamos a nossa estratégia de sustentabilidade ao conceito de inovação: a equipa de P&D trabalha constantemente para alcançar o ponto de convergência entre soluções autoadesivas bonitas, de elevado desempenho, mas também respeitadoras do ambiente”.