Através de seu gerente de vendas para o segmento de Impressão Digital, Maurício Carlini, empresa destaca importância de estar próxima do cliente final e de integrar diferentes canais de comunicação à comunicação gráfica
A KODAK participou da Trends of Print Latin America 2012 (dias 20 e 21 de setembro) mostrando seu ponto de vista sobre o novo modelo de negócio gráfico que deve prevalecer num futuro próximo.
Abordando o tema Marketing Direto Digital, Maurício Carlini, gerente da KODAK para o segmento de Impressão Digital, falou sobre as novas tendências das aplicações crossmedia e como ser lucrativo com elas.
“O mercado é muito focado em vender equipamento. Mas devemos olhar para o cliente de nossos clientes, ou seja, o cliente final, e pensar em como podemos satisfazê-lo. Como ele pode ganhar dinheiro”, afirma Carlini.
Segundo o executivo, muito já se falou sobre crossmedia, mas há, mais do que nunca, a necessidade de ressuscitar o tema – e dar a ele uma nova “roupagem”.
“A comunicação gráfica, como um todo, precisa se reinventar E isso deve ocorrer num futuro muito próximo”, diz Carlini. “O segredo está na análise e no investimento certeiro na forma de integrar a comunicação gráfica a outras ferramentas de comunicação, como mobiles, facebook e outras mídias digitais não-gráficas.”
Intimamente, o futuro da indústria gráfica passará pela predominância da impressão digital como principal tecnologia de impressão (o que deve ocorrer, segundo Carlini, por volta de 2020), softwares com inteligência para cruzar informações relevantes e gerar conteúdo variável e customizado, e plataformas para divulgação de informações multiplataforma.
“Não é mais papel e tinta. É inteligência por trás do documento”, afirma Carlini.
A Trends of Print é um evento realizado pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) da qual a Kodak faz parte. O objetivo da conferência é trazer temas atuais do mercado gráfico brasileiro e promover a interação e troca de informação.
Além de contribuir no círculo de palestras, a Kodak também foi patrocinadora Prata do evento e contou, ainda, com uma table top para exposição de informações sobre suas soluções para impressão digital, workflow, pré-impressão/CtP e imagem.
“Institucionalmente, a participação da Kodak na Trends of Print é fundamental. Isso mostra ao mercado que estamos focando nosso negócio no segmento Artes Gráficas, e que temos soluções para atender a todas as necessidades e nichos desse mercado”, destaca Carlini.
Sobre sua palestra, Carlini ainda acrescenta: “Falar sobre o futuro da comunicação gráfica é mostrar também que a Kodak está preocupada não somente com o negócio de seus clientes, mas com os clientes de seus clientes. Nosso objetivo é auxiliar o mercado a crescer como um todo”, afirma.