22 de outubro / 2013 (KODAK): Kodak apresenta tema impressão digital no congresso Mercado Leitor 2013

kodak

 

Evento, organizado pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), discutiu temas atuais e desafios futuros para o mercado de periódicos

Representada por Maurício Carlini, gerente para a divisão de soluções de impressão digital, a Kodak participou dos dois dias do Congresso Mercado Leitor 2013, organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) nos dias 21 e 22 de outubro, em Campinas (SP).

A apresentação de Carlini fez parte da programação dedicada às empresas patrocinadoras – no caso, a Kodak foi uma das patrocinadoras do evento, onde, além de palestrar, também compartilhou mais informações sobre sua linha de impressoras e soluções de impressão digital inkjet para o segmento editorial.

Destaque para a família Kodak Prosper, particularmente, para os modelos Kodak Prosper S5, S10 e S20. Trata-se de sistemas de impressão jato de tinta de alta velocidade e alta qualidade que podem ser facilmente acoplados a impressoras rotativas ou offsets em operação nos jornais para a produção de conteúdo com valor agregado, tais como cadernos segmentados, promoções, conteúdo interativo com QR Code, códigos para sorteio e outros tipos de conteúdo variável.

Outra solução destacada pela Kodak foi a impressora Prosper 5000 XL, um equipamento digital em bobina desenvolvido para imprimir, com alto desempenho, grandes volumes de conteúdo colorido. O modelo é uma alternativa à produção de cadernos, anúncios ou conteúdo segmento em jornais diários, permitindo, através desse diferencial, aumentar a abrangência das publicações e atrair novas oportunidades publicitárias.

Acomoda larguras de até 62,2 cm e conta com velocidade estimada em 200 metros/minuto. Desenvolvida para grandes volumes de produção, suporta ciclos mensais de cerca de 90 milhões de páginas A4 ou carta.

Como diferencial, traz, ainda, sistema Image Quality Management System, que permite a realização de leituras, análise e padronização de qualidade dos impressos, a qual pode ser mantida da primeira à última página – isso, valendo tanto para papéis revestidos como não-revestidos e glossy.

Um terceiro destaque na participação da Kodak no evento da ANJ foi a linha de chapas digitais sem processo Sonora News. Desenvolvida especificamente para as necessidades do mercado editorial, a Sonora News permite trabalhar com lineaturas de até 200 lpi, áreas de máxima e mínima de 1 a 99%, e dispensa uso de qualquer tipo de químico ou de processadora, otimizando o gasto enérgico, encurtando etapas e criando um fluxo de trabalho sustentável e “verde”.

Impressão digital para jornais?

Dentro da proposta apresentada por Carlini no Congresso Mercado Leitor 2013, o fluxo híbrido de impressão (rotativa e impressão digital) pode criar novas oportunidades de negócios para os jornais modernos, enfatizando, no caso, a tecnologia da linha Kodak Prosper.

De um lado, para os anunciantes, a tecnologia Prosper permite agregar valor à publicidade através de informação personalizada (em cor ou P&B), ou, mesmo segmentar veiculações, imprimindo em baixa tiragem anúncios segmentados ou regionalizados para interesses específicos.

Já no caso do diferencial para os leitores, a criação de um processo híbrido de impressão permite, segundo Carlini, trabalhar com informação variável e personalizada, além de esticar os dead lines para impressão de cadernos ou sessões regionais ou criar campanhas de fidelização entre os jornais e seus assinantes.

“Desmistificando o que muitos podem pensar, o custo de se investir em uma tecnologia como a Prosper em muito baixo, em comparação com o retorno obtido ou com o que se pode agregar de valor aos anúncios, por exemplo”, afirmou Carlini.

No encerramento, Carlini ainda mostrou vídeo-depoimentos de clientes no exterior que já estão usando, com sucesso o processo híbrido de impressão, mesclando conteúdo fixo em alta tiragem com as rotativas convencionais, e conteúdo variável através das cabeças Prosper.