Presidente da Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos substitui a Dieter Brandt no cargo à frente da entidade que, entre outros projetos, é responsável pela realização da ExpoPrint Latin America
O senhor Klaus Tiedemann assume oficialmente neste mês de agosto a presidência da AFEIGRAF – Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica.
Tiedemann, que é presidente da Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos, foi um dos fundadores da entidade, e substitui a Dieter Brandt, que deixou o cargo em julho deste ano, após a ExpoPrint Latin America 2014 (um dos principais projetos realizados pela AFEIGRAF).
Profissional experiente no setor gráfico e uma das referências da Indústria Gráfica brasileira, Tiedemann encara, como maior desafio frente à associação, encabeçar projetos que vão ao encontro das novas demandas do segmento. “A indústria gráfica no Brasil e no mundo todo não atravessa sua melhor fase. Ela está num momento de transição, no qual encontrará um novo patamar de atuação. Neste momento, é muito importante que todos os fornecedores estejam unidos, mais cooperando entre si do que se digladiando numa luta que não trará resultados positivos a ninguém. Conseguir esta cooperação é o desafio atual da AFEIGRAF”, afirma.
Outro projeto abraçado por Tiedemann à frente da AFEIGRAF está o estreitamento de laços junto aos associados, e, por conseguinte, o pleito junto às entidades representativas do país na luta por ações que beneficiem o desenvolvimento da indústria gráfica nacional, tornando-a mais competitiva e antenada com temas modernos e indispensáveis, como atualização tecnologia e sustentabilidade.
“Como qualquer associação, a AFEIGRAF em primeiro lugar precisa servir a seus associados, ou seja, defender seus interesses comuns. Problemas comuns aos fornecedores de máquinas e insumos gráficos no Brasil precisam receber o encaminhamento correto e se possível uma solução que satisfaça todos os associados”, frisou Tiedemann. “Como uma associação de classe, a AFEIGRAF também deve se voltar à troca de informação entre seus associados, à formação e ao apoio dos mesmos. O congraçamento dos associados leva a uma harmonia entre as empresas, que a rigor são concorrentes, permitindo uma concorrência saudável e não predatória. A realização de seminários, exposições e outros eventos com a participação de todos os fornecedores da indústria gráfica são expressão concreta desta preocupação. A AFEIGRAF, além disso, possui uma preocupação com aspectos sociais e ambientais e mantém relacionamento com outras entidades de classe, notadamente aquelas que congregam os clientes comuns dos fornecedores da indústria gráfica.”
ExpoPrint e Trends of Print
Bandeira maior da AFEIGRAF, a ExpoPrint Latin America entrou o ano de 2014 como o maior evento gráfico da América Latina e terceira maior feira do setor no mundo. Sobre o evento, que aconteceu de 16 a 22 de julho no Transamérica Expo Center, o novo presidente comemora os resultados, sem, no entanto, destacar a necessidade de se analisar a conjuntura geral do mercado. “Provavelmente não haverá um só expositor da ExpoPrint 2014 que se tenha decepcionado com a feira. O número de visitantes foi além da expectativa, e também nos negócios entabulados pelos muitos expositores. O que foi apresentado pelos muitos expositores na ExpoPrint, sem dúvida foi digno de qualquer exposição internacional do ramo. Mesmo assim, o mercado precisa ser tratado com carinho sem se deixar levar por uma empolgação excessiva”, disse.
Além disso, passada a ExpoPrint, caberá à nova diretoria da AFEIGRAF realizar outro grande evento planejado pela associação: a Trends of Print Latin America, seminário previsto para acontecer em 2016 e que traz à tona temas pertinentes para todo o setor gráfico da América Latina, como tecnologias, mercado, desafios e tendências. Ao contrário das duas edições anteriores, a 3ª edição da conferência trará como principal novidade a regionalização.
“A intenção é regionalizar a Trends of Print, criando um dia de evento em São Paulo, cidade-sede da AFEIGRAF, um no Sul do País e um no Norte. Serão planejadas palestras de real interesse dos gráficos em cada uma destas regiões geográficas. Trends of Print é um evento realizado pelos fornecedores da indústria gráfica para os gráficos brasileiros.”