Tudo começou há exatos 23 anos com um objetivo principal: utilizar a experiência acumulada como administrador e gestor para ajudar, de modo inteligente e automatizado, outras empresas a se tornarem mais rentáveis e sólidas.
Foi assim que, em 1996, o Sr. Archimedes Curvelo fundou a Ecalc Software, empresa que, hoje, tornou-se referência no desenvolvimento de soluções em software para gerenciamento e automação das áreas administrativas, financeira, de produção e comercial em companhias de diferentes segmentos do mercado gráfico, no qual possui vários cases de sucesso no Brasil e também no exterior.
Às vésperas de se preparar para mais uma Drupa (em 2020, e Ecalc Software tem lugar garantido no maior evento gráfico do mundo, em Düsseldorf), a empresa comemora mais um ano de vida com uma estrutura sólida e soluções que vêm ajudando gráficas a automatizarem processos, diminuírem erros e realizarem de modo mais fácil e transparente a gestão de recursos.
“Acho que um dos principais diferenciais da Ecalc Software é que nossas soluções nasceram das necessidades do mercado, dos clientes, e não o contrário. Por isso, nunca abrimos mão da modularidade de nossos softwares, de ouvir os clientes e permitir a total customização de nossas ferramentas”, afirma Tiago Costa, diretor da Ecalc Software.
“Estamos nos preparando para mais uma Drupa e, ao olharmos para trás, constatamos que nossa trajetória foi construída com muita solidez e pés no chão. Concorremos ao longo dos anos com várias empresas desenvolvedoras de softwares, muitas delas, internacionais, mas hoje a Ecalc Software desponta como a líder em seu segmento justamente porque sempre estivemos ao lado de nossos clientes. E é justamente a nossos clientes que devemos estes mais de 20 anos de conquistas; sem a confiança de vocês, nada seria possível”, destaca Valdir Filho, diretor comercial da Ecalc Software.
Soluções
Entre o amplo portfólio de ferramentas disponibilizado hoje pela a Ecalc Software no mercado, o EasyCalc tem um papel especial. Isto porque tudo começou com ele, uma aplicação versátil e flexível para gestão de orçamentos e vendas, incluindo ferramentas inteligentes que auxiliam na formação assertiva de preços com rapidez e segurança. Também fornece relatórios gerenciais para análises e decisões mais eficazes.
A partir do EasyCalc, outras soluções foram desenvolvidas:
O Eclient, que realiza o gerenciamento transparente das equipes de vendas, identificando onde é necessário dedicar mais esforço, realizar investimentos e readequações com foco de expandir e atender ainda melhor a base de clientes. Com recursos avançados de registros e avisos, é possível acompanhar, analisar e mensurar todos os contatos com o cliente, evitando assim qualquer tipo de erro ou esquecimento. É possível, ainda, rastrear e acompanhar processos de agendamento das visitas com relatórios detalhados de todo o andamento, possibilitando assim obter informações importantes para otimizar a condução do fechamento.
Através de uma interface intuitiva e amigável, o Ecube é o software da Ecalc voltado à criação automática de relatórios de gestão que trabalha com funcionalidade drag and drop para oferecer uma visão transparente e assertiva do status de uma empresa. Permite a realização de cálculos automaticamente e exportação de dados nos formatos mais usados pela indústria, como PDF, Excel, entre outros.
Já com o Egraf, vendedores e clientes podem fazer o orçamento acessando o aplicativo remotamente, de qualquer localidade, via internet, usando até mesmo um celular ou tablet. Isso resulta em ganho significativo de tempo e na realização mais ágil das negociações.
Por sua vez, o Express possui vários módulos para as mais diferentes necessidades administrativas-financeiras da empresa. Entre suas funções está a emissão de notas fiscais com simplicidade e rapidez, sem necessidade de redigitação dos dados, integração com o SEFAZ nacional; emissão de relatórios de controle de estoque, movimentação financeira, comissões de vendedores, compras e demais processos administrativos; realização de cálculos automaticamente, como impostos, comissão ou juros; controle de estoque etc.
O Emining é uma aplicação que permite aos gestores e usuários de sistemas de gerenciamento administrativo / comercial / produtivo / financeiro obterem indicadores que podem ser usados estrategicamente para otimizar seus negócios. A partir de uma interface simples e amigável, os usuários podem acessar as informações e extrair qualquer dado relevante do banco de dados, seja referente à produção, faturamento, vendas, compras, estoque etc., além da possibilidade de leitura de informações até mesmo de outros bancos de dados e sistemas de outras empresas.
Com esses dados, tratados como indicadores personalizados, em forma de tabela e de gráficos, é possível a visualização, integral ou parcial, de determinado setor da empresa, possibilitando, por exemplo, identificar gargalos produtivos, problemas com prazos de entrega, informações de posição de estoque, meta de vendas, performance de vendedores e mesmo apontamentos de produção. A partir de então, é possível realizar investimentos mais pontuais e certeiros.
Por fim, o Eplan é o aplicativo da Ecalc Software voltado às aplicações de PCP (Planejamento e Controle de Produção). Com ele, é possível mensurar e avaliar, com transparências, áreas da empresa que necessitam de investimentos ou que apresentam gargalos produtivos ou baixa performance que atrapalham a lucratividade. Ele permite automatizar o apontamento da produção, capturando e enviando automaticamente dados de um determinado equipamento até o sistema de gestão.
Além disso, dentro do ambiente de trabalho automatizado pelo Apontmachine, basta que seja informada qual OS está entrando em processamento e, a partir desse ponto, todo o processo (e seu respectivo desempenho) é mensurado com transparência e precisão, uma vez que o operador utilizará seu tempo para resolver os problemas ocorridos durante o trabalho e se preocupará apenas em informar ao sistema o que foi feito, após a resolução.