Alguém comentou, de forma memorável, que “Se você sempre faz o que sempre fez, sempre recebe o que sempre conseguiu”. Essa frase já foi atribuída a Albert Einstein e Henry Ford, entre outros -, mas, não importando que seja o autor, não há dúvida da sabedoria nela contida.
Em 2016, a Pentaflex Films LLP, sediada em Ahmedabad (Índia), levou isso a sério. Depois de mais de 20 anos como um fabricante indiano líder de filme PE para embalagem flexível, a empresa tomou a ousada decisão de adicionar impressão ao seu portfólio; e não apenas isso, mas seguir o caminho da flexografia, em um mercado tipicamente dominado pela rotogravura.
Um ano depois, a mudança tomou forma concreta como um novo estabelecimento em Ahmedabad, lar de uma nova impressora flexográfica Bobst CI. Dois anos depois disso, a Pentaflex conquistou a categoria Silver com High Honors no Kodak Global Flexo Innovation Awards – uma conquista enorme para uma empresa tão jovem.
Anand Patel, da Pentaflex, reconhece que ele e seus colegas diretores correram um risco, mas explica por que era muito calculado. “O Flexo é apenas 15% do mercado de FMCG em que nos concentramos, e a maior parte é em embalagens de laticínios. O resto do mercado é basicamente de rotogravura, portanto, há uma grande oportunidade de conquistar marcas para flexografia – e temos alguns fatores realmente sérios trabalhando a nosso favor”, afirmou.
Rumo à sustentabilidade
Talvez o argumento mais poderoso para as pessoas analisarem seriamente a flexografia é a política governamental indiana, particularmente, no que se refere à recente legislação abrangente destinada a reforçar uma maior sustentabilidade no setor de FMCG.
Patel explica: “Muitos países adotaram a responsabilidade estendida do produtor, o que faz com que as marcas prestem atenção ao que acontece com seus produtos após o uso – em particular, recuperação e reciclagem de materiais. Na Índia, estamos nos atualizando, o que está pressionando significativamente os proprietários de marcas a colocar a sustentabilidade na frente e no centro do desenvolvimento de produtos. Isso trará boas oportunidades para flexografia”, afirma.
Citando ações internas da empresa, Patel destaca: “Por exemplo, pesquisamos o consumo atual de plásticos e filmes na Índia e como isso aumentaria de acordo com o aumento da renda disponível das pessoas – o que se traduz em mais gastos com bens de consumo. Acrescente isso à busca pela sustentabilidade, e as perspectivas para a flexografia são realmente positivas: eu não ficaria surpreso ao ver um boom repentino da flexo nos próximos dois ou três anos – talvez em 40%”, salienta.
Escolher “a fruta mais baixa”
Confiante em que a Pentaflex tinha potencial, a empresa deu os primeiros passos como impressora flexográfica no mercado que conhecia melhor – laticínios. Nas palavras de Anand Patel, “é aqui que as ‘frutas mais baixas’ são encontradas. Como a flexo já está estabelecido no setor, nossas discussões com esses players foram mais simples. Eles nos deram o entendimento de que precisávamos para refinar nossa capacidade e para garantir que estávamos fazendo as coisas logo antes de nos aventurarmos na rotogravura”, conta.
Entre as lições que Pentaflex tirou dessas conversas, duas foram especialmente importantes. A primeira foi tranquilizadora: uma crescente conscientização sobre o aumento das capacidades da flexografia. “No passado, a flexografia tinha uma má reputação em questões como capacidade de impressão e qualidade. Contudo, hoje, nossa impressora Bobst CI é uma geração completamente diferente de máquina, e a fama está se espalhando.”
A segunda lição foi a de que havia uma grande oportunidade para flexografia no mercado de laminados com impressão reversa. “A impressão reversa usando flexografia era quase desconhecida na região”, lembra Patel, “mas, combinando a impressora Bobst com a tecnologia Kodak Flexcel NX, poderíamos oferecer marcas de qualidade muito mais alta no espaço de impressão reversa – com a vantagem adicional de que a embalagem é reciclável.”
O trabalho vencedor da empresa – embalagem flexível para sal – demonstra essa proposição em ação. Tradicionalmente, o sal é embalado em um laminado de PET + PE, impresso em rotogravura por motivos de processo e qualidade.
Mas Patel explica: “O proprietário da marca queria uma substituição sustentável, por isso propusemos uma estrutura laminada de PE + PE – algo que a rotogravura não aguenta devido a problemas de qualidade no PE. No final, o cliente mudou de uma embalagem não reciclável para uma alternativa 100% reciclável, dando a eles as mesmas propriedades mecânicas sem afetar a vida útil, e reproduziu com tanta precisão que era difícil diferenciá-la do equivalente à rotogravura. Eles também foram capazes de recuperar algum custo na forma de resíduos de embalagens no final”, diz.
Ele reconhece que, considerando como o Pentaflex era iniciante na flexografia, essa foi uma conquista importante e envolveu um certo grau de tentativa e erro. “Dedicamos muito tempo e esforço a experimentar novas técnicas, mas não temos vergonha de experimentar. Contudo, temos a sorte de ter um alto nível de conhecimento técnico em toda a empresa – dos diretores ao restante da equipe.”
Trabalho a ser feito
Três anos após a decisão original de entrar no mercado flexográfico, a Pentaflex prossegue em seus esforços de oferecer cada vez mais qualidade, migrando seus processos da rotogravura para a flexografia.
Os novos cases incluem um fabricante local de produtos prontos para o consumo e de mistura instantânea, que está adotando a flexografia em uma das principais marcas de seus produtos. Resta, no entanto, trabalho a ser feito.
“Não temos problemas em mostrar aos clientes em potencial que a flexografia traz, como impressões de qualidade”, diz Patel, “mas esse não é o único fator para mudar de opinião. Devemos lembrar que as marcas e seus convertedores têm um grande investimento em cilindros para trabalhos existentes.
“O mercado indiano é muito consciente dos custos e, em toda a cadeia de suprimentos, todos estão tentando obter margem. Portanto, o custo dos cilindros de rotogravura é um fator, principalmente para marcas com muitos SKUs ou alterações frequentes no projeto. Chapas flexográficas são mais baratas, é claro; o tempo de colocação no mercado mais rápido é outro argumento poderoso. Para uma marca FMCG com vários produtos em tamanhos diferentes, aguardar uma semana por um cilindro de rotogravura é um problema. A Flexo oferece retorno mais rápido para a gravação de chapas e para a gráfica, para que possamos lidar com tiragens mais curtas sem uma queda na qualidade.”
Ele acrescenta que o advento das tintas livres de tolueno está começando a ter impacto em marcas maiores. “Muitas marcas nos EUA já se afastaram do tolueno e o mesmo está acontecendo na Europa. A mensagem também está chegando na Índia, incentivada pelos regulamentos de sustentabilidade. ”
Por fim, há flexibilidade de substrato na flexo. “O incrível na flexografia é a qualidade fantástica, qualquer que seja o substrato. Você pode imprimir em superfície em PE, imprimir reversa em PET, imprimir em superfície em papel ou folha de alumínio. Estamos fazendo de tudo”, salienta. A Pentaflex está confiante de que o futuro da flexografia e a rapidez com que ele chegar dependerá da cooperação entre todas as partes interessadas. “Existe uma enorme variedade de usos em potencial por aí, alguns mais desafiadores que outros. É preciso muita experiência para reunir o anilox certo, a estrutura de pontos certa e a tinta certa. No futuro, todos nós precisamos trabalhar de perto para fazer a transição acontecer”, analisa Patel.