A Durst Brasil divulgou alguns números referentes ao seu desempenho no mercado local em 2016.
Neste ano, a empresa ampliou a oferta para as linhas de equipamentos, reforçando sua participação de mercado não somente nos segmentos de comunicação visual e cerâmico (onde é líder em aplicações da produção com tecnologia inkjet UV) como também em mercados em que possui alto potencial de crescimento, como rótulos e etiquetas, impressão em mídias diferenciadas (como vidro) e soft signage (sinalização em mídias têxteis).
Entre as novidades, estiveram os lançamentos das séries Rhotex para impressão digital diretamente em tecidos de diversas naturezas, sem necessidade de pré ou pós-tratamento, a linha Durst Vetrocer de impressoras industriais para impressão em vidros, e a família Tau, cujo modelo mais recente, Tau 330E, representa um custo/benefício muito atraente para impressão digital de rótulos e etiquetas em diferentes tipos de papéis, incluindo possibilidade de aplicação de efeitos in-line.
Além disso, a empresa também trouxe para o Brasil seus desenvolvimentos tecnológicos mais recentes para aplicações de impressão, representados pela nova tecnologia Durst Water Technology, que permite o uso de tintas base d´água nos processos de impressão em substituição às tintas UV.
Mercado
Segundo a Durst Brasil, o mercado brasileiro continuou apresentando, em 2016, boas oportunidades de crescimento nas aplicações industriais de impressão digital.
“Neste ano, conquistamos um aumento de 30% em nossas vendas no Brasil. Também ampliamos nossa participação no segmento cerâmico, com a comercialização de quatro novas máquinas industriais de grande porte; e, no segmento de comunicação visual, com novos negócios sendo realizados em clientes que são referência no mercado brasileiro”, disse Ricardo Pi, diretor geral da Durst Brasil.
O crescimento de mercado também motivou a ampliação da estrutura da empresa no país, que passou por um crescimento de 40%, incluindo novos colaboradores e investimentos no Centro de Reparos de Módulos de Impressão – o único do mundo em operação fora da Itália, onde fica a matriz da companhia.
“Grande parte de nosso crescimento se deveu à mudança de postura do mercado brasileiro, que está notando, cada vez mais, a necessidade de investir para manter a competitividade”, continuou Ricardo. “De nosso lado, investimos para nos posicionarmos de modo mais próximo de nossos clientes locais, principalmente, através da otimização dos serviços. Um bom exemplo é o investimento que fizemos no Repair Center para recuperação local dos módulos de impressão, que não precisam mais ser enviados para o exterior. Isso poupa tempo para os clientes. Além disso, otimizamos nosso estoque local de peças para pronto-atender às demandas mais emergenciais.”
Treinamento
Outro ponto salientado por Ricardo Pi foi o investimento forte em treinamentos técnicos. “Queremos estar próximos dos clientes, ouvi-los e oferecer as soluções que melhor atendam às suas necessidades de negócio”, disse.
Segundo Ricardo, a área técnica da Durst Brasil teve papel fundamental para o crescimento nos números da empresa – mesmo em um período de crise.
a“Planejamentos manter o mesmo ritmo para 2017 e estamos trabalhando com uma projeção de crescimento de 30% também para o ano que vem, através de novas máquinas, e, também, novas soluções no campo de serviços”, finalizou.