16 de dezembro / 2013 (KONICA MINOLTA): Tecnologia “verde” dos equipamentos Konica Minolta é novamente premiada

km
bizhub PRESS C8000 é um dos equipamentos da série de impressoras Konica Minolta construído com princípios sustentáveis, tanto no consumo de energia, como na reciclagem de peças e reaproveitamento de componentes

 

Premiação Incentive Award 2013 aconteceu em Tokyo (Japão) e reconheceu a tecnologia sustentável de produção da Konica Minolta dentro do conceito 3R (Reduce, Reuse and Recycle). Empresa também foi premiada pelo governo japonês pelas iniciativas de combate ao aquecimento global.

 
A Konica Minolta anunciou internacionalmente a conquista do prêmio Incentive Award 2013, realizado em Tokyo (Japão) pela Japan Environmental Management Association for Industry (JEMAI).

A multinacional japonesa que, entre outras tecnologias, desenvolve soluções de impressão para a área de imagens diagnósticas, foi reconhecida na categoria 3R – Oriented Sustainable Technology por toda sua linha de equipamentos. A sigla reproduz as iniciais de Reduce, Reuse and Recycle (isto é, reduzir, reutilizar e reciclar), com base nas quais os equipamentos da empresa são desenvolvidos.

No caso, os equipamentos Konica Minolta foram premaidos pelo baixo consumo energético, possibilidade de reciclagem e reaproveitamento de vários componentes de seu hardware.

Criado em parceria com o Ministério da Economia japonês, o JEMAI encoraja práticas sustentáveis da produção em diferentes segmentos, as quais contribuem para reduzir desperdício e o consumo energético. Participam tecnologias com pelo menos três anos de implementação e que possuam potencial comercial.

Destaques

O óxido de cério utilizado no polimento de vidro é um componente agressivo. No caso dos hardwares da Konica Minolta, foi desenvolvida uma tecnologia inovadora que recupera e reutiliza o óxido de cério. Durante a premiação, esse processo foi exaltado por promover a recirculação de recursos com alta produtividade e baixo custo, bem como inova ao trazer benefícios como, por exemplo, facilidade de processamento dentro do local de produção, elevada taxa de reciclagem (com qualidade do material pós-reciclagem assegurada), sem necessidade de investimento de capital de grande orçamento.

A tecnologia de reciclagem já foi introduzida nas plantas de produção de dispositivos ópticos da Konica Minolta no Japão e no exterior, reduzindo drasticamente o volume de resíduos gerados no processo, com 95% de taxa de reciclagem para o processo global de polimento.

Sustentabilidade no DNA

Confirmando ter a sustentabilidade presente em toda sua cadeia de produção (desde a fabricação dos equipamentos, até a operação dos mesmos nas empresas dos clientes) a Konica Minolta também foi agraciada, em dezembro, com um prêmio ambiental concedido pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão.
O foco da premiação, realizada desde 1998, são tecnologias que contribuem para a redução do aquecimento global.