São Paulo – Fundada em 1969 como uma empresa tipicamente familiar, atuando com impressão de panfletos, a Gráficos Sangar tornou-se uma das referências no segmento de impressão de bulas e embalagens para o mercado farmacêutico.
Observando as mudanças de mercado, a empresa deu passos importantes para modernizar sua gestão, criando um sistema próprio para agilizar seus processos. Contudo, em 2015, novas necessidades de modificar e otimizar os sistemas de gerenciamento produtivo foram sentidas; nessa época, iniciou-se a parceria com a Ecalc Software – primeiramente, através do módulo EasyCalc, e, logo em seguida, com os módulos Express Administrativo / Financeiro / Compras / Estoque para controle de fluxo de caixa, e o eMining, que extrai dados pontuais e oferece automaticamente, com inteligência, a geração de consultas dinâmicas, dispensando uso de planilhas Excel.
Agora, em 2017, outro passo importante foi concluído: a implementação completa dos sistemas Ecube e Eplan para controle de produção.
“Quando começamos a trabalhar com a automação de nossos processo de PCP na Sangar, (Planejamento e Controle de Produção) sentimos, logo nos meses subsequentes, os efeitos positivos. Por exemplo, percebemos, com dados comprovados por gráficos que o sistema emite, um aumento de 30% de produtividade de imediato”, afirma Jairo Alípio, coordenador de produção da Gráficos Sangar.
Os números realmente impressionam. Segundo dados apresentados por Jairo, o índice de produtividade anterior à implementação total do Eplan era de 33%. Agora, a Sangar já atinge, em poucos meses, uma eficiência de 57%.
“Com nosso sistema de PCP, podemos verificar tempo de máquina parada, porque isso está ocorrendo, onde estão os problemas e solucioná-los rapidamente. Por exemplo, através dos dados que o sistema nos oferece, temos uma visão transparente de nossa estrutura de produção, de nossa demanda produtiva, planejamento de prazos, e processos que precisam ser melhorados”, explica Jairo.
Ele cita mais um exemplo: “Tínhamos dados de produtividade que precisávamos melhorar em nossa offset ½ folha cinco cores. Inicialmente, pensamos se tratar do operador, contudo, com o monitoramento das soluções PCP da Ecalc, percebemos onde, realmente, estávamos perdendo tempo e produtividade. Com isso solucionado, já percebemos melhorias impressionantes.”
Para os casos exemplificados acima, Jairo destaca a implementação do ApontMachine, tecnologia de monitoramento de produtividade da Ecalc Software que, segundo ele, em breve estará equipando toda a produção da empresa para que se identifiquem e resolvam desvios de produtividade.
“Com essa tecnologia, verificamos o tempo de produtividade e a função de cada equipamento, incluindo setup, produção, preparação de máquina, limpeza etc. Às vezes, se acha que a perda de produtividade ocorre por um problema, mas é outro, por exemplo, tempo de limpeza de máquina ou algum acessório que precisa ser trocado. No final, esse tipo de dado gera um aumento de produtividade espetacular, que é o que estamos experimentando aqui na Sangar, já que deixamos de lado a observação empírica e nos baseamos em dados reais”, diz Jairo.
Com o pacote de soluções Ecalc, outra mudança também pode ser sentida na Gráficos Sangar,de acordo com o coordenador: a estrutural.
“Houve uma mudança importante na forma como nos organizamos internamente”, disse. “Hoje, toda a gráfica está integrada, desde o setor de orçamento, até a liberação. Antes, éramos divididos em departamentos que tinham dificuldade para se ‘conversar’”, explica. “Chegamos a ter um mês em que apresentamos 57 atrasos na entrega de pedidos. Atualmente, esse número é zero.”