Tradição perfeitamente sintonizada com tecnologia. Com o know how de 40 anos de atuação no mercado gráfico, a gráfica paulistana Flor de Acácia aposta nessa premissa para aumentar sua lucratividade e otimizar seus processos.
E o que isso significa, na prática? Para a Flor de Acácia, representa entrar em sintonia com a demanda do mercado – cada vez mais exigente, carente de agilidade e de parceiros confiáveis.
“E para nós investir em soluções que otimizassem nossa administração passava, obrigatoriamente, pela automação e inteligência na execução de tarefas”, disse Gabriel Jorqueira, diretor de marketing e um dos sócios da Flor de Acácia.
O parceiro escolhido pela gráfica para modernizar seu processo de gestão foi a Ecalc Software. Atualmente, a empresa possui dois sistemas Ecalc implantados e em operação: o EasyCalc e o módulo Express, utilizado para emissão de notas fiscais, controle sobre o processo de faturamento e geração de relatórios gerenciais.
“Entre os pontos que destaco sobre as soluções Ecalc são agilidade na elaboração de OS e grande versatilidade, já que as soluções são flexíveis para serem customizadas de acordo com as necessidades da gráfica e dos trabalhos”, afirma Gabriel.
No caso da Flor de Acácia, o EasyCalc vem sendo utilizando para criação de ordens de serviço com alto controle sobre detalhes de cada job (revista, folder, cartão de visita, flyer etc.). Além disso, todas as possibilidades de valor agregado à impressão (acabamento, tipo de papel e serviços terceirizados) podem ser inseridos no fluxo de trabalho e gerenciados de modo transparente e rápido, permitindo não somente o controle dos trabalhos em andamento, como também obter o cálculo preciso de preço.
“O EasyCalc também nos deu maior controle sobre o processo. Quando uma OS é salva, esta recebe uma identificação numérica que permite que seja rápida e facilmente localizada quando precisamos”, conta Gabriel. “Além disso, na hora de realizar pesquisas de cálculos anteriormente feitos, podemos utilizar vários filtros para localizar a informação de que precisamos, como nome do cliente, razão social, período, tipo de trabalho, título da OS, usuário, prazo de entrega etc.”
Outra funcionalidade importante do EasyCalc e destacada pelo diretor é a transparência e automação. “Para cada cálculo é gerado um gráfico informativo que identifica e classifica custos de matéria-prima, terceiros e de conversão, permitindo uma análise transparente da rentabilidade do produto orçado dentro do perfil da indústria gráfica”, diz.
No caso do Express, o grande destaque fica por conta da automação. O aplicativo permite que se pré-configurem todas as informações sobre um determinado cliente e do material a ser faturado, datas de vencimento e outros dados vitais. A partir de então, emite a Nota Fiscal diretamente e de modo automático. “O processo também elimina necessidade de guardar papel uma vez que as notas eletrônicas são armazenadas no banco de dados do sistema automaticamente. Quando precisamos, podemos realizar pesquisas e rapidamente encontrar as notas, uma vez que o sistema possui filtros de busca”, complementa Gabriel.