Evento, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, reuniu empresários gráficos de países da América Latina para falar sobre tecnologia e tendências empresariais
O Brasil e a cidade de São Paulo foram os locais escolhidos para a realização do Encontro de Liderança Empresarial da Kodak, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, no Hotel Renaissance.
No dia 3 de dezembro a Kodak realizou um Coquetel para clientes da América Latina e jornalistas da área gráfica brasileira para dar início ao I Encontro de Liderança Empresarial Kodak.
O evento reuniu empresários gráficos de diferentes segmentos oriundos de diversos países da América Latina para participar de um programa de palestras ministradas por especialistas acerca de temas como oportunidades, investimentos tecnológicos, desafios e tendências para a indústria gráfica da região, com foco especial sobre como a Kodak e seu portfólio pode auxiliar essas empresas a crescer com solidez e rentabilidade.
Na abertura, o Presidente Mundial e CEO da Kodak, Antonio M. Perez, falou sobre o ressurgimento da Kodak do Capítulo 11 e os projetos futuros da companhia, enfatizando sua mensagem de otimismo. “Somos uma nova companhia focada em imagem e no segmento gráfico, uma empresa mais enxuta e moderna, que investe em segmentos realmente rentáveis”, afirmou.
Na sequência, alguns cases de sucesso de clientes Kodak provenientes da Argentina, México e Colômbia foram apresentados, entre eles, a experiência da Gráfica Corona (México) com a comunicação impressa personalizada; oportunidades de impressão e venda para o segmento de embalagens com o case da Bolsapel da Argentina; e, ainda para embalagens, os desafios que permeiam a inovação com o case da Khroma Etiquetas, Plastilene, Colômbia.
Jörg Winkelmann, consultor de branding e ex-diretor executivo da liderança da IBM, falou sobre a utilização estratégica dos bancos de dados digitais, e Brad Kruchten, Presidente para os Segmentos Gráfico, Entretenimento e Filmes Comerciais da Kodak, mostrou as possibilidades de investimentos em soluções da empresa para atender a diferentes necessidades e segmentos do mercado. Entre outros tópicos, Kruchten mostrou que não há necessidade de temer mudanças – mas, sim, aproveitar com criatividade as portas que elas abrem.
Enio Zucchino, Gerente de Marketing para o Segmento Comercial da Kodak para a América Latina, teve como tema a sustentabilidade, seu impacto sobre a produção e custos. Enio destacou tecnologias como o Prinergy, que, através de um controle apurado e intuitivo, otimiza a produção e diminui erros e desperdícios, e as chapas digitais sem processo Sonora XP e News, que eliminam o uso da processadora e químicos na etapa de gravação.
Falando sobre a interação de tecnologias e multimídia, Manuel Sastre, Gerente Geral de Serviços Empresariais, e Vice-Presidente de Impressão Digital para Serviços Empresariais da Kodak, mostrou como a comunicação digital pode oferecer oportunidades para o mundo da impressão – e como integrar, com proveito, esses dois mundos, através das soluções Kodak.
Na penúltima apresentação, Luis Medina, Diretor Geral da Kodak para a Região INTERLAR, mostrou casos de sucesso na Argentina (Casa da Moeda) e México (setor de Telecomunicações) para comprovar como as tecnologias de impressão digital Kodak podem modernizar a relação entre órgãos públicos e a geração de conteúdo de várias naturezas – e com diversas demandas, incluindo personalização e segurança.
Na última palestra, Cristina Fernández, Vice-Presidente de Desenvolvimento de mercado e Canais de Distribuição para Países Emergentes da Kodak, apresentou mais casos de êxito localizados em vários países em desenvolvimento – não só da América Latina, mas também Índia, China e Turquia. “O êxito vem do compartilhamento de práticas”, disse Cristina Fernández.
Encerrando, Gustavo Oviedo, Diretor geral para América Latina, Chief Customer Office para Países Emergentes, e Vice-presidente da Kodak, agradeceu os presentes e classificou o evento como um marco. “Estão todos da Kodak Brasil de parabéns”, disse. “Este evento será o início de muitas outras iniciativas da Kodak. Queremos dedicar um foco especial ao desenvolvimento de negócios e marketing na região latino-americana, compartilhar novas práticas e desenvolver, juntos, novos negócios”, disse Oviedo.