Jornada de ECG por 14 anos com o Kodak FLEXCEL NX System posiciona a Cromograf como líder tecnológica na América Latina
Ao longo da última década e meia, a Cromograf, uma empresa uruguaia de pré-impressão de embalagens flexográficas, foi além de sua base de clientes em Montevidéu e se tornou um modelo para empresas semelhantes na América Latina. A CEO Alejandra Acosta Salati atribui isso ao que ela descreve como “o DNA inquieto da empresa, que sempre nos motiva a melhorar. Como resultado, nos tornamos uma espécie de laboratório de inovação que impulsionou mudanças em outras lojas do setor”.
A adoção da produção sustentável por parte da Cromograf é um bom exemplo do espírito pioneiro da empresa. Embora o uso cuidadoso e planejado de recursos agora seja um mantra para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos de embalagens, a Cromograf já havia embarcado nesse caminho em 2008. Alejandra praticamente consegue apontar a data exata: “De certa forma, começou no dia em que meu pai, Miguel Angel Acosta, viu o FLEXCEL NX System. Ele reconheceu imediatamente o potencial de uma tecnologia que eliminava variáveis e trazia novos níveis de consistência ao processo flexográfico.
“Acreditamos na simplificação e padronização dos processos no que for possível, e o FLEXCEL NX System forneceu a melhor plataforma para uma produção padronizada e com capacidade de repetição. Era assim naquela época e é o mesmo agora”.
Uma líder tecnológica em ECG
A Cromograf instalou o primeiro FLEXCEL NX Mid System na América Latina em 2008. Alguns meses depois, começou a experimentar a impressão Extended Color Gamut (ECG); um processo no qual, 14 anos depois, a Cromograf é reconhecida como líder tecnológica na América Latina e em outras regiões.
Segundo Alejandra, o processo ECG é a base da política de sustentabilidade da Cromograf, por conta da economia e eficiência inerentes à ideia básica de imprimir o máximo possível usando um conjunto fixo de tintas CMYK. “A ECG usa menos chapas, menos tintas especiais e reduz o desperdício de substrato durante a configuração do trabalho. Além disso, o conjunto de tintas padrão possibilita imprimir vários trabalhos simultaneamente, o que é muito importante para os proprietários de marcas. Isso facilita no atendimento às quantidades mínimas de pedidos das empresas convertedoras, apesar da geração de volumes menores, o que ajuda a testar o marketing de novas ideias para embalagens”.
Alejandra diz que nada disso seria possível sem a FLEXCEL NX Technology. “Todo o conceito da ECG é retirar variáveis que podem impactar a produtividade e reduzir a sustentabilidade. A FLEXCEL NX Technology possibilita uma produção padronizada, gerando resultados previsíveis e consistentes. É uma tecnologia de chapas excepcional que oferece alta produtividade e estabilidade para o processo. A reprodução de pontos permanece estável a cada impressão, oferecendo consistência, vida útil mais longa para a chapa e menos interrupções não programadas da impressão para limpeza”.
Reconhecimento Gold Award
As conquistas da empresa foram agora premiadas com um Gold Award no Global Flexo Innovation Awards (GFIA) patrocinado pela Miraclon. O prêmio é oferecido pela excelência no fluxo de trabalho de produção de impressão, pelo compromisso com impressão sustentável e pelo uso criativo de design gráfico.
Para Alejandra, o Global Flexo Innovation Award é um reconhecimento bem-vindo da estratégia iniciada por seu pai e mantida sob sua gestão. “Imprimimos usando CMYK e ECG desde 2008 e nos orgulhamos da qualidade do que produzimos. A diferença hoje é que as pessoas estão prestando atenção”.
A Cromograf inscreveu vários trabalhos de embalagem em conjunto com seu cliente convertedor de longa data (mais de 30 anos), a Strong SA. O nível de detalhe apresentado impressionou o corpo de jurados, pois demonstrou claramente a economia e os benefícios proporcionados pela ECG. Por exemplo, a proposta vencedora, uma embalagem flexível para um tipo de arroz aromatizado, conseguiu uma economia impressionante usando ECG em vez do processo de produção anterior:
- 0 tintas especiais (em comparação com 15 usando CMYK + tintas especiais)
- 28 chapas (em comparação com 49)
- 28 fitas de montagem (em comparação com 49)
- 28 lavagens (em comparação com 49)
Níveis semelhantes de economia foram alcançados em cada uma das inscrições da Cromograf, incluindo um trabalho no qual a Cromograf economizou 10,8 kg de tinta vermelha. Com o uso reduzido de fitas de montagem e solventes de limpeza, menos tempo gasto na configuração de trabalhos e um espaço de armazenamento reduzido para tintas e chapas, a economia aumenta rapidamente.
Abordagem em novos projetos impressiona jurados
Os juízes do GFIA também ficaram impressionados com a abordagem da Cromograf em cada novo projeto de embalagem usada para decidir a melhor forma de aplicar o processo ECG. O Dr. Chip Tonkin, do Sonoco Institute of Packaging Design and Graphics, observou o seguinte: “Eles analisam bastante um trabalho recebido para determinar se ele precisa de algo além da CMYK e tomam medidas extremas para fazer isso com a CMYK na grande maioria dos trabalhos. É possível obter grande parte das cores com CMYK, especialmente quando você otimiza o processo CMYK”.
Alejandra diz: “A cadeia de valor da embalagem começa com uma ideia e termina quando a embalagem está nas mãos do consumidor. Nesse processo, consideramos o uso de todos os materiais possíveis, controlando o processo em todas as etapas com o objetivo de produzir um produto estável com uma pegada de carbono mínima”.
A análise começa com uma discussão inicial com a equipe de design. A vasta experiência da Cromograf entra imediatamente em ação. Alessandra explica: “A forma como gerenciamos cores, mídia e tintas significa que sabemos imediatamente quais cores funcionam melhor com ECG e que podemos informar como pequenas modificações de design podem gerar grandes benefícios de eficiência e sustentabilidade”. (Como exemplo dessa atenção aos detalhes, em um dos trabalhos inscritos para o GFIA, a Cromograf posicionou marcas de corte e alvos de controle de processo dentro do trabalho, levando a uma economia de 1% na mídia, o que, como observaram os jurados, somou números significativos ao longo da produção total.)
No encerramento da nossa discussão, ela também reconhece a contribuição feita pelas equipes da Miraclon. “Lidar com uma excelente equipe de indivíduos durante muitos anos ajuda bastante. Consideramos a Miraclon e nosso revendedor local, a Lumila, partes vitais de nosso negócio”.