12 de março / 2013 (KONICA MINOLTA): Laborgraf adquire impressora digital bizhub PRESS C8000, da Konica Minolta

laborgraf

Uma das gráficas mais tradicionais de São Paulo, que há 60 anos atende clientes dos segmentos comercial e promocional, acaba de investir em seu primeiro sistema de impressão digital.

A Laborgraf, vencedora de prêmios como o Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica e o Prêmio Popai Brasil, anunciou a instalação de uma impressora digital colorida Konica Minolta bizhub PRESS C8000.
Trata-se de um investimento pioneiro no parque gráfico da empresa, que, até então, era formado exclusivamente por equipamentos offset e uma impressora digital monocromática.

“A bizhub PRESS C8000 certamente nos abre novas possibilidades de aplicações que, antes, com offset, não tínhamos, como a impressão em baixas tiragens e sob demanda, personalização de textos e imagens, e produção de comunicação e marketing direto”, afirma Marco Aurélio Bottaro, diretor da Laborgraf. “Acredito que a impressão digital é o futuro, sim. Apenas jogar tinta sobre o papel não é mais lucrativo. A impressão digital permite inovar, e, de outro lado, permite às gráficas oferecerem serviços diferenciados e aumentar sua lucratividade.”

Segundo Marco Aurélio, o investimento surgiu a partir da demanda dos clientes – que estão solicitando cada vez mais tiragens curtas, e trabalhos diferenciados, sobretudo com personalização. “Dessa forma, a bizhub PRESS C8000 chegou para suprir nossa demanda por produção Just in time para impressos coloridos com alto valor agregado. Sem dúvidas, o futuro da gráfica é contar com um processo híbrido, mesclando a impressão offset e digital”, explica.

Pesquisa – Tradicional no uso de processos offset, o investimento em impressão digital foi um processo muito bem planejado na Laborgraf.
“Pesquisamos marcas e fizemos testes. No final, nossa opção pela marca Konica Minolta foi baseada em alguns fatores, como custo, e vários aspectos técnicos, entre eles, o sistema estável de transporte de mídia, gaveta com alimentação do papel por sucção, sistema de anticanoamento e resfriamento do papel, facilitando assim todos os acabamentos necessários. Outro destaque foi a união hardware/software, e a simplicidade de operação. Em alguns casos, parece que você está operando o painel de uma impressora de mesa, pois a interface é muito simples”, disse Marco Aurélio, que ressalta: “Hoje, a qualidade das máquinas se equivale bastante, então, temos que procurar diferenciais. E a Konica Minolta nos atendeu nesses diferenciais”, explica.

Projeção – Segundo o diretor, ainda é difícil realizar projeção de produtividade para o equipamento, mas, de acordo com ele, a estimativa é a de que as demandas por baixas tiragens e, principalmente, impressos coloridos com valor agregado sejam destinados à nova bizhub PRESS C8000.

“Mas de uma coisa estou certo. Com certeza, a lucratividade da página/impressa ao final do processo é superior ao offset”, acrescenta Marco Aurélio.

Robusta e voltada a fluxos de trabalho de alta produtividade, a bizhub PRESS C8000 tem velocidade estimada em 80 páginas/minuto, atingindo um volume mensal total de 500 mil páginas.