12 de junho / 2013 (KODAK): Kodak lança oficialmente no Brasil as chapas sem processo SONORA XP e SONORA NEWS

caixas sonora com publico
A Kodak Brasileira realizou ontem, dia 11 de junho, o lançamento oficial das suas chapas digitais sem processo SONORA XP e SONORA NEWS.

Em evento realizado no auditório do Senai Theobaldo de Nigris em São Paulo, do qual participaram empresários gráficos e técnicos de pré-impressão, Enio Zucchino, Gerente de Marketing para o Segmento de Impressão Comercial para América Latina da Kodak, falou sobre as características da nova chapa, lançada na Drupa em 2012.

Segundo Enio, no Brasil, já há várias gráficas utilizando a chapa Kodak Sonora como forma de não somente diminuir custos relativos a químicos, energia e processadora, como também aumentar a qualidade de seus impressos.

“Até agora, no mercado, não há um produto similar à Sonora, nem que ofereça tantos benefícios”, explica Enio. “A maior parte dos custos de produção de uma gráfica está relacionada ao papel e à impressão. Esses são itens tangíveis do processo de produção. Agora, há os intangíveis, como mão de obra, tempo de acerto para impressão, bem como as variáveis relacionadas ao uso de químicos e processamento. A chapa Sonora elimina essas variáveis, tirando a necessidade da processadora no fluxo de gravação das chapas”, disse.

O diretor geral da Kodak Brasileira e vice-presidente para América Latina, Gilberto Faria, destacou a importância do lançamento oficial da linha Sonora no Brasil, uma vez que, conforme já anunciado acerca das medidas de reestruturação da Kodak em todo o mundo, o segmento gráfico é a grande aposta da companhia para os atuais e futuros desenvolvimentos tecnológicos.

“A Kodak aposta no segmento gráfico para dar seguimento ao seu processo de reestruturação”, afirmou Gilberto. “E, dentro desse projeto, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis ocupa uma das pautas principais. Isso é um dos elementos que norteia os pesquisadores e o desenvolvimento de novos produtos, ou seja, além de alta tecnologia, a Kodak tem como missão desenvolver tecnologias ambientalmente amigáveis. E um dos maiores e mais novos exemplos disso é a geração de chapas Sonora XP e Sonora News”, conclui.

Demonstração

Após a exposição, os 70 presentes participaram de uma demonstração em tempo real da chapa Sonora XP. Divididos em três grupos, eles conferiram de perto o desempenho da chapa Kodak Sonora na pré-impressão e impressão.

No ambiente de pré-impressão do Senai, puderam conferir a gravação da chapa e, posteriormente, no setor de impressão, a performance em relação ao tempo de acerto e ajustes até que a primeira página adquira a qualidade desejada.

No caso da Sonora XP, esse tempo é bastante curto, levando de quatro a 20 folhas para o acerto, minimizando ao máximo o desperdício.

Após as demonstrações, a Kodak recepcionou todos os convidados em um coquetel.