Não é de hoje que o mundo corporativo abraçou as tecnologias digitais para otimizar a agilizar processos, sejam eles produtivos ou administrativos.
E, dessa maneira, desde cedo a Embaplan percebeu a importância de se adotar tecnologias confiáveis para automatizar seus processos de gestão.
Atuante no segmento de embalagens cartonadas e forradas, a empresa ingressou no ramo gráfico em 1988, quando adquiriu um parque produtivo com a meta de ampliar seu ramo de negócios. Alavancada por um rápido crescimento, em 1994 iniciou a produção de folhas para aplicações de transfer por sublimação e, com mais esse sucesso, lançou a linha Power Film – filme termotransferível para plotters de recorte que permite aplicações não somente em tecidos sintéticos, como também em materiais confeccionados com fibras naturais, como algodão, linho etc.
“O crescimento da empresa também tornou o processo gerencial mais complexo”, disse Richard Goldfarb, sócio-diretor da Embaplan. “Então, passamos a utilizar uma solução para geração eletrônica de orçamentos, que nos atendia muito bem. Porém, com o tempo, ela se tornou obsoleta e tivemos que procurar outra opção. Foi então que iniciamos a parceria com a Ecalc.”
Em 2002, a Embaplan adquiriu o EasyCalc, ferramenta com a qual passou a emitir e gerir orçamentos. Com o surgimento da Nota Fiscal Eletrônica, novas atualizações precisaram ser feitas, e, assim, novos módulos da Ecalc foram adquiridos. “A solução Ecalc estava nos atendendo bem e, quando precisamos realizar um novo investimento em virtude das mudanças causadas pela Nota Fiscal Eletrônica, optamos por prosseguir com a marca, criando assim uma integração mais fácil do processo”, conta Richard. “Também pudemos extrair os dados do mesmo banco de informações, sem realizar mudanças drásticas.”
E Embaplan também realizou um novo aporte de investimentos na tecnologia Ecalc em 2010, quando adquiriu vários itens do portfólio da empresa: os módulos Express Faturamento, Financeiro, Compras, Estoque; o ePlan com Apontamento Eletrônico para gestão de processos de PCP (produção).
Posteriormente, já em 2013, outras suas soluções Ecalc foram instaladas: o eCube e o eMining.
“Hoje trabalhamos com um fluxo transparente e integrado de dados que interligam desde a entrada dos trabalhos, com a emissão de orçamentos, como também as atividades comercial, de produção, estoque e saída do material”, frisa Richard. “Por exemplo, com o eMining, conseguimos a checagem de nossos indicadores de forma simples, rápida e precisa.”