Aquisição do equipamento foi baseada na experiência vivida por outro jornal do Grupo RBS
Integrante de um dos principais grupos de comunicação do país, o jornal “Zero Hora” de Porto Alegre (RS) anunciou a instalação do sistema Kodak Generation News em sua pré-impressão. Segundo a Kodak, fabricante do equipamento, trata-se de um CtP térmico de alta performance que faz parte da linha de frente de suas soluções para jornais. O projeto do jornal gaúcho envolve também a utilização das chapas digitais sem processo, para jornais, Sonora News, lançada na última edição da Drupa, realizada este mês na Alemanha.
A Kodak informou que a opção pelo uso das chapas Sonora News ocorreu pela experiência do “Diário Catarinense” (Florianópolis), que também integra o grupo RBS e que já possuía um CtP Trendsetter News e operava com chapas sem processo da Kodak. “A escolha foi baseada no excelente resultando em nível de qualidade, produtividade, confiabilidade e simplicidade de operação.
Usando as chapas Sonora News, não é necessário uso de processadora, químicos, consumo de água, energia elétrica, mão de obra, manutenção e descarte de produtos químicos. Tudo isso resulta em mais benefícios ligados a produtividade, eliminação de variáveis e ganho de qualidade no produto final, fatores muito importantes atualmente para quem imprime jornal”, diz o gerente de vendas da Kodak para o segmento de jornais, Marcos Alves. Segundo o diretor industrial do jornal, Péricles Cenço, os novos investimentos tiveram como base a necessidade de aumentar a estabilidade e qualidade na impressão.
“Tínhamos o entendimento de que deveríamos apostar na estabilidade e qualidade que o processo térmico de chapas CtP nos proporcionaria. Os jornais estão constantemente pressionados a entregar qualidade de impressão, e a mudança para o processo térmico nos pareceu ser um passo importante para atingirmos essa meta, assim como a busca por novos papéis e investimentos em softwares de pré-impressão e equipamentos de impressão”, diz. Quanto à opção pela chapa térmica Sonora News, o diretor industrial explica que outras tecnologias foram analisadas. “Optamos pela Kodak em função de associar qualidade do CtP térmico com a produtividade exigida pelo processo de produção de jornais. Além disso, acreditamos que o fato de o CtP Kodak permitir uma revelação 100% sem químicos está alinhado com os valores que o grupo RBS tem sobre sustentabilidade, e com o conceito de preservação do meio ambiente do nosso novo parque gráfico”, explica.