29 de abril / 2013 (KODAK): Kodak anuncia acordo global para Plano de Pensões de funcionários do Reino Unido e acelera saída do Capítulo 11

Kodak_logo

 

Acordo, que prevê desmembramento das divisões de Personalização de Imagens e Documentos Digitais com a KPP, renderá US$ 2.8 bilhões e gerará recursos para investimento nos negócios de Imagens Comerciais, de acordo com projeto de emersão do Capítulo 11

 
Rochester – A Eastman Kodak anunciou hoje um acordo mundial com o Fundo de Pensões da Kodak UK (Reino Unido, KPP), que é seu maior credor. Tal ação faz parte do plano de saída do Capítulo 11 (Lei de Falência) norte-americana.
Segundo o acordo, que será apresentado no Tribunal de Falências dos EUA, a divisão de Personalização de Imagens da Kodak, bem como a divisão de Documentos Digitais, serão desmembradas sob nova direção da KPP.

O acordo final prevê, entre outros tópicos referentes ao desmembramento das duas divisões, acordos em dinheiro e não-monetários que totalizam US$ 650 milhões. Parte desses recursos será usada para suportar a saída da Kodak do Capítulo 11 e o crescimento de seu negócio no segmento de imagens comerciais.

O acordo também firma a quitação de aproximadamente 2,8 bilhões de dólares em pendências entre a Kodak , KPP e algumas de suas filiadas.

“Em um processo de negociação amplo, a Kodak reforçará sua intenção já anunciada de abrir mão das divisões de Personalização de Imagens e Documentos Digitais, e liquidar o mais rapidamente possível seus compromissos”, disse Antonio Perez, presidente e CEO da Kodak. “A negociação com a KPP elimina alguns dos últimos obstáculos principais para nossa reorganização, garantindo que possamos oferecer operações continuadas fora dos EUA, colocando nossos negócios de Personalização de Imagem e Documentos Digitais para um novo proprietário, o qual reconhece o valor e o sucesso dessas tecnologias. Isso nos dá a liquidez restante exigida para emergirmos do Capítulo 11.”

Steven Ross, presidente da KPP, disse: “A KPP e a Kodak vêm trabalhando de modo colaborativo desde o início, e essa aquisição oferece segurança para agregar o maior valor possível aos membros da KPP. No geral, esse acordo nos dá novas perspectivas futuras, ao mesmo tempo em que é excelente para os funcionários da Kodak, seus credores e para as empresas do Reino Unido.”

E prossegue: “As empresas que estão sendo adquiridas nos darão grande fluxo de caixa por um longo tempo. A estabilidade financeira que a KPP irá fornecer para o negócio de Personalização de Imagem e Documentos Digitais será benéfico para os funcionários das empresas, clientes e parceiros.”

O acordo será implementado como parte do Capítulo 11 nos EUA. Na consumição do desmembramento, a Kodak e suas afiliadas em todo o mundo serão liberadas de suas obrigações com a KPP.
O órgão responsável pelas regulamentações de pensões no Reino Unido vem sendo constantemente informado sobre o processo e autorizou a negociação. O órgão decidiu que irá aprovar o acordo desde que as responsabilidades sejam cumpridas com o Fundo de Pensões do Reino Unido, não oferecendo qualquer objeção.

No entanto, o fechamento da transação está sujeita à aprovação do Tribunal de Falências dos EUA, aprovação por parte do órgão regulador e confirmação e/ou desistência de outras condições precedentes.
A Kodak pretende, ainda, apresentar uma proposta para o plano de emersão do Capítulo 11 junto ao Tribunal de Falências no dia 30 de abril, e procurar a aprovação do acordo com a KPP imediatamente a seguir, reiterando o compromisso anteriormente assumido quanto à venda das divisões de negócios que incluem a área de Documentos Digitais.