22 de abril / 2013 (DURST): Metalfrio escolhe tecnologia Durst Rho 1000

durst

Equipamento de impressão digital industrial UV inkjet está sendo usado para imprimir imagens, cores e logos diretamente sobre chapas metálicas de refrigeradores e freezers

A Metalfrio Solutions SA, multinacional brasileira com sede em Três Lagoas (MS), tornou-se mais uma usuária dos sistemas de impressão digital industria da Durst.
A empresa anunciou a instalação de um modelo Rho 1000, que já está sendo usado na impressão de imagens diretamente sobre chapas metálicas de freezers e demais equipamentos de refrigeração produzidos pela Metalfrio que, além do mercado nacional, também atua em países da América Latina.

A Rho 1000 tem capacidade de imprimir, com alta qualidade de imagem e cor, sobre mídias não-convencionais (não-papel). Reúne em seu hardware e engine a mesma tecnologia e robustez que consagraram a Durst no mercado mundial.

No caso da Metalfrio, as chapas são impressas diretamente na Rho 1000, para depois serem cortadas no tamanho necessário. Depois da impressão, a chapa com o logo do cliente é envernizada em um processo de laminação líquida, que destaca o brilho das imagens e, também, funciona como camada protetora contra arranhões.

Segundo Mário Pignatari, gerente industrial da Metalfrio, a Durst Rho 1000 trouxe flexibilidade para a Metalfrio. “Flexibilidade é algo crucial para nossa linha de produção, e precisamos manter nossos clientes sempre satisfeitos e garantir a integridade e qualidade de suas marcas e imagens. Como as campanhas e, consequentemente, as imagens impressas nos freezers, possuem grande rotatividade, podemos, com a impressão digital, reduzir o tempo de produção, que vai desde a chegada de um novo projeto visual até a impressão. Isso também acelera o processo quando é necessário reimprimir um mesmo trabalho ou realizar alterações”, destaca.

Especificamente sobre a Rho 1000, Pignatari destaca: “A alta produtividade da Rho 1000 possibilidade que possamos produzir uma arte típica e corriqueira da Metalfrio em menos de 20 segundos. Isso é fundamental para satisfazer a alta demanda de nossa empresa no que se refere à produção de freezers e refrigeradores. Além disso, a Rho 1000 oferece um alto nível de confiabilidade e qualidade de imagem, o que significa que praticamente não há paradas ocasionadas por defeitos e quebras”, diz.

Pignatari destaca, ainda, que quando se decidiu digitalizar a produção, uma ampla pesquisa foi realizada e vários fabricantes foram analisados.
“Procurávamos por uma impressora que pudesse nos dar a segurança de imprimir três turnos ininterruptos, sem abrir mão da qualidade que exigimos. Vários equipamentos de diferentes fabricantes foram analisados em quesitos como produtividade e qualidade de imagem, bem como velocidade de impressão. E a Durst foi identificada como a escolha certa”, afirma.
Presença local

Outro fator que influenciou na decisão pela marca Durst (e pela Rho 1000) foi a sólida presença local de vendas e suporte técnico da Durst, através da Durst Brasil.
“Toda a tecnologia de impressão é de posse da fabricante Durst, o que comprovamos através de uma visita na fábrica da empresa, em Lienz”, destaca Pignatari.

Os modelos Durst Rho são equipados com meses com sistema de vácuo para preciso posicionamento e condução de mídia, o que é essencial para a produção com chapas metálicas.

Mudança de paradigmas

A aquisição da Durst Rho 1000 trouxe, além de uma otimização no processo geral de produção, a mudança de paradigmas na linha de trabalho da Metalfrio.
Isto porque, se considerarmos o processo de adesivação dos freezers pré-pintados (processo convencional), o tempo total de produção seria muito maior. A título de exemplo, a empresa responsável pela impressão dos adesivos fica a 700 km da sede da Metalfrio em Três Lagoas.

Agora, imagem e cor são aplicadas diretamente sobre a chapa metálica, numa etapa única.
Nesse quesito, o gerente complementa: “A Rho 1000 atendeu a todas as nossas expectativas. Antes da aquisição do equipamento, a Metalfrio tinha três máquinas de diferentes fabricantes, e uma linha de silk screen na fábrica de São Paulo. Depois a instalação da Rho 1000, realizamos 100% de nossa produção na máquina”, afirma Pignatari. “A impressão digital está em sintonia com a filosofia de pioneirismo da Metalfrio. Pelo que sabemos, somos a única empresa de refrigeração comercial no mundo que usa impressão digital em chapas de aço em vez de serigrafia ou rótulos.”