28 de janeiro / 2013 (DURST): Durst Brasil anuncia chegada da impressora Kappa 180 ao mercado nacional

DurstKappa180

Impressora oferece a mesma tecnologia de produção e robustez da Durst e está focada no segmento de impressão em tecidos

O ano de 2013 começa com novos projetos para a Durst Brasil.
Depois de apresentar um dos maiores crescimentos entre as empresas que disponibilizam tecnologia inkjet UV no mercado nacional, a companhia anuncia o lançamento do modelo Kappa 180 do Brasil.
Segundo Flávio Hirata, CEO da Durst Brasil, o equipamento deverá estar disponível comercialmente no mercado local ainda no primeiro bimestre deste ano. Hirata comemora a chegada da nova tecnologia, já consagrada no exterior, pelo fato de esta contemplar a possibilidade de impressão em mídias não-papel, principalmente em tecidos.
“A Durst se consagrou no Brasil e no exterior pela robustez de sua tecnologia, que permite a impressão de alta qualidade em papel e em mídias diferenciadas, sejam elas rígidas ou flexíveis. Agora, com a Kappa 180, nosso portifólio para o mercado brasileiro ficará mais completo, uma vez que poderemos oferecer aos clientes a mesma qualidade de impressão, mas, desta vez, para produção em mídias têxteis”, explica.
A título de ilustração, a Durst possui, hoje, participação significativa no mercado de impressão cerâmica no país, tendo inaugurado, inclusive, um novo escritório na cidade de Rio Claro (SP), importante pólo ceramista nacional. “Agora, poderemos comemorar também um excelente desempenho no segmento de impressão em tecidos”, completa Hirata.
Entre as características técnicas da Kappa 180 encontra-se o sistema de cabeçotes QuadroZ, o mesmo que equipa os demais modelos da série Durst, porém, numa versão adaptada à produção de tecidos e apta a produzir com as tintas Kappa Inks, desenvolvida no centro de pesquisa Durst em Lienz, Áustria, e que oferecem padrão oito cores (CMYK mais os padrões especiais azul, vermelho, laranja e cinza) com possibilidade de ajustes finos de densidade, permitindo a ampliação do gamut tonal e que as mais difíceis tonalidades sejam reproduzidas.
A resolução máxima atingida é de 1056×600 dpi, e o tamanho dos pontos pode variar de 7 a 21 picolitros, dependendo da necessidade de qualidade e definição requerida. A velocidade estimada é de 600 m2/hora.
Outra característica importante da Kappa 180 é o baixo consumo de água e energia se comparados aos equipamentos similares do mercado.

Rapidez – Um diferencial importante da Kappa 180 é seu rápido acerto. O equipamento possui sistema de entrada de mídia totalmente automatizado e pode trabalhar com mídias têxteis de até 195 cm de largura. Além disso, a blanqueta de impressão está integrada ao sistema de limpeza da máquina, o que assegura produtividade ao mesmo tempo em que encurta o tempo de ajuste entre as trocas de trabalho. Já a unidade de secagem (drying unit) é alimentada por vapor de gás e eletricidade.