– 19/01/2022 (MIRACLON): A Siflex Packaging economiza até 23% em tinta branca usando KODAK FLEXCEL NX System, da Miraclon

Desde a criação da empresa em 2014, a Siflex Packaging se concentra no desenvolvimento e na melhoria de processos relacionados à produção de embalagens flexíveis no Chile. Para fazer isso, conta com 52 funcionários experientes trabalhando em uma instalação de 5.000 m² localizada na zona norte da capital Santiago. A empresa investiu bastante em máquinas, processos e sistemas com os mais altos padrões do setor. Um equipamento importante é o KODAK FLEXCEL NX System instalado pela Miraclon em 2018, que, juntamente com as chapas FLEXCEL NX, permitiu que a empresa reduzisse o consumo de tinta branca em até 23%.

Luis Sirhan, fundador e gerente geral da Siflex Packaging, explica que o FLEXCEL NX System foi a única opção que ele considerou no momento da escolha, pois já havia experimentado suas vantagens em primeira mão ao trabalhar para outra empresa.“Como eu já estava bem ciente dos pontos fortes da tecnologia FLEXCEL NX, como a economia de tinta e o aumento da produtividade que ela permite, investir nela era sucesso garantido”.

Economia de tinta

Para confirmar e explorar ainda mais os benefícios dessa instalação, a Siflex Packaging decidiu realizar um projeto cujo objetivo era medir a economia de tinta branca que poderia ser alcançada com as FLEXCEL NX Plates. Durante esse período, a empresa trabalhou em estreita colaboração com Carlos Alejandro Moraga, um especialista em aplicações de impressão flexo na Miraclon, que auditou todo o processo de produção e prestou consultoria à Siflex Packaging sobre como implementar as melhores práticas, além de tê-la ajudado a otimizar o seu fluxo de trabalho de produção para aproveitar ao máximo a tecnologia KODAK FLEXCEL NX.

Luis Sirhan explica: “Nós realmente apreciamos o quanto a Miraclon nos apoiou neste projeto, quando poderiam perfeitamente ter desistido, pois a venda já estava selada e assinada, mas eles aceitaram o desafio e isso mostra que se preocupam com seus clientes. Temos uma relação muito próxima com eles e continuaremos a trabalhar juntos em novos projetos e desafios”.

O fundador da empresa acrescenta: “Foi um esforço conjunto entre a Miraclon e toda a nossa equipe de pré-impressão e impressão, que se envolveu totalmente no registro de dados de todos os trabalhos por meses. Além disso, também podemos atribuir essa conquista à manutenção realizada constantemente nas máquinas e equipamentos. Isso também desempenha um papel na geração dessas economias e na redução do consumo de tinta, o que por sua vez nos permite reduzir nosso impacto ambiental.”

Raúl Azocar, chefe de produção da Siflex Packaging, acrescenta que “esse estudo também demonstrou que conseguimos obter uma boa opacidade do branco com menos tinta, então, usando uma chapa FLEXCEL NX, conseguimos economizar 23% em tinta branca”.

Cristian Mella, chefe de desenvolvimento na Siflex Packaging, destaca que “o uso correto do DIGICAP NX Patterning também foi fundamental nessa economia, verificada quando caracterizamos a impressora em relação à chapa com o objetivo de obter maior opacidade aplicando uma menor quantidade de tinta. Adaptamos o DIGICAP NX Patterning para obter maiores densidades de tinta na impressora”.

Vantagens da chapa

Raúl Azocar também está muito satisfeito com o desempenho das chapas, pois elas maximizam a produtividade da impressão, gerando interrupções não programadas e menos desperdício.

“As chapas FLEXCEL NX nos garantem excelente transferência de tinta, áreas sólidas mais suaves e desempenho robusto na impressão. Além disso, nos permitem reproduzir com precisão os detalhes mais nítidos da imagem, além de oferecer alta resistência para altas velocidades de impressão e maior durabilidade para consistência ao longo da impressão e nos reabastecimentos”.

Azocar complementa: “Minha experiência com FLEXCEL NX tem sido muito boa. O que é realmente extraordinário é o fato de não haver interrupções não programadas durante a impressão. Com um único ajuste, a chapa não precisa mais ser ajustada ou ter o funcionamento interrompido em trabalhos com as mesmas características.  Conseguimos aumentar as velocidades sem ter que aplicar mais pressão. As chapas aguentam essas operações e continuam a apresentar as mesmas condições. Assim, conseguimos ser mais eficientes. Na Siflex, não temos interrupções na impressão causadas por chapas. Isso nos ajuda a trabalhar sem interrupções, poder repetir impressões e economizar tempo e energia na impressão. Estamos convencidos de que temos a melhor qualidade de impressão e não precisamos substituir as chapas por causa de perda de pontos. Tudo isso ressalta a qualidade e o valor das chapas FLEXCEL NX”.

Qualidade e sustentabilidade

Luis Sirhan diz: “Desde que começamos a trabalhar com o FLEXCEL NX System, temos produzido com uma resolução de impressão mais alta do que antes. A esse benefício soma-se a tranquilidade de ter uma produção interna de chapas mais robustas, o que nos permite responder a qualquer demanda dos nossos clientes e ajustar os tempos de trabalho conforme necessário”.

O gerente geral da Siflex Packaging conclui: “Valeu a pena o investimento na tecnologia FLEXCEL NX, pois além de nos permitir alcançar mais clientes, gera benefícios concretos, como imprimir com menos cores e obter o mesmo resultado que imprimir com oito cores, por exemplo. Graças a essa e outras economias alcançadas com equipamentos por causa da Miraclon, como o uso de uma quantidade menor de chapas, a menor necessidade de uso de equipamentos e, portanto, também um menor uso de solventes, somos um negócio mais sustentável. A tecnologia também nos traz outros benefícios. Um exemplo é não ter problemas com chapas, como acontecia antes.Tudo isso se traduz em um benefício econômico”.

A pandemia tem sido um desafio para a Siflex Packaging, mas, por ser classificada como essencial, a empresa conseguiu manter a produção, apesar dos problemas causados pela escassez de matérias-primas.

Luis Sirhan tem uma visão positiva em relação ao futuro. “Neste ano, a empresa já está crescendo. Esperamos que continue a crescer no próximo ano, pois temos uma relação muito próxima com os nossos clientes e procuramos fidelizá-los com a melhor qualidade e o melhor serviço”.