– 24/08/2021 (KODAK): chapas Kodak Sonora X livres de processamento agregam valor real à estratégia da La Papelera

Nos cinco continentes, as chapas Kodak Sonora livres de processamento têm acumulado casos de sucesso, ajudando empresas a enfrentar os novos desafios do mercado e atender às demandas de seus clientes por mais sustentabilidade em seus processos, e, obviamente, oferecendo produtos que estejam de acordo com as boas práticas ambientais.

Um desses casos é a La Papera, gráfica boliviana que conta com uma vasta trajetória de mais de 90 anos de sucesso nos mercados de impressão offset de embalagens em papelão corrugado e em papel principalmente para os segmentos alimentício e farmacêutico.

E, além de pioneira e referência no mercado boliviano, a La Papelera também tem, como estratégia, se tornar uma referência não só pelos produtos que oferece, mas também por ser uma empresa engajada nas necessidades da sociedade local por meio de estratégias ambientalmente responsáveis.

Parte dessas estratégias pode ser ilustrada pelo uso de chapas Kodak Sonora X livres de processamento – as quais já resultaram na conquista do Certificado Sonora Green Leaf para a gráfica.

“O mundo e o mercado estão cada vez mais orientados para uma abordagem ao cuidado do meio ambiente. Como empresa, isso tem feito parte da nossa filosofia, mas agora devemos explorar mais e encontrar os melhores caminhos para uma produção sustentável; usar as chapas Sonora X é uma dessas etapas e consideramos isso um avanço significativo como empresa”, afirma Miguel Lucero, Gerente de Operações de Embalagem da La Papelera.

Na verdade, atuar no interesse da sociedade boliviana e do meio ambiente são ações já incorporadas à Missão Corporativa da empresa. “Vemos qualquer ação para uma produção mais sustentável como um investimento porque sabemos que isso nos trará benefícios a médio e longo prazo. É importante definir uma estratégia sólida, com definições claras e gestão do conhecimento para implementar ações concretas que nos permitam reduzir o nosso impacto no meio ambiente. Usar as chapas Sonora X é um exemplo claro desse valor agregado”, pontua Lucero.

Os impactos positivos das chapas Kodak Sonora livres de processamento vão além dos benefícios da produção em si (como, por exemplo, menos desperdício), proporcionando alta qualidade e estabilidade, e minimizando a necessidade de retrabalhos no processo de gravação de chapas.

Além disso, ao eliminar completamente o uso da processadora e dos produtos químicos e da água, a chapa Sonora X amplia os benefícios da sustentabilidade ​​ possibilitando, além de economias reais e tangíveis em termos financeiros, benefícios reais ao meio ambiente.  Segundo Lucero, abordar o tema sustentabilidade é atender aos interesses da sociedade como um todo – ou seja, de toda a cadeia produtiva, dos donos das marcas aos consumidores em geral.

“Nossos clientes dos setores farmacêutico e alimentício consideram importante que a impressão não seja prejudicial aos consumidores ou a seus produtos. E, eliminando os produtos químicos do processo, podemos atingir esse objetivo ”, enfatiza. “Nesse sentido, a chapa Sonora X livre de processamento desempenha um papel fundamental.”