– 22/04/2021 (KODAK): Sustentabilidade que compensa: o compromisso da Kodak com seus clientes e com nosso planeta


Por Jim Continenza, presidente e CEO da Kodak

A situação do ano passado reforçou profundamente o valor insubstituível das pessoas e de nosso planeta. Não há melhor maneira de mostrar meu apreço do que ser zeloso com as nossas comunidades, nossos países e, para executivos como eu, de nossas empresas. Essa é uma responsabilidade que levo muito a sério.

Desenvolvi um profundo apreço pela natureza crescendo na terra em Minnesota. Minha paixão pelo meio ambiente veio de estar ao ar livre, me maravilhar com a natureza, fazer caminhadas, acampar, pescar, andar de snowmobile e praticar esportes náuticos. Essas raízes são profundas, alimentando meu desejo de proteger este planeta e fazer o que puder para influenciar outros a fazerem o mesmo.

Kodak fazendo a diferença

Como CEO da Kodak, trabalho para incutir o valor da sustentabilidade em toda a nossa empresa, desde o setor de P&D à fabricação, vendas e serviços. Oferecemos uma gama completa de produtos centrados no cliente, projetados para cumprir a promessa de “Impressão que entrega”. Mas, agora, mais do que nunca, nossos clientes estão vendo que soluções sustentáveis ​​e eficientes em termos de recursos também compensam. Para nós, isso significa economizar enormes quantidades de água e energia, reduzindo o uso e o desperdício de produtos químicos e pensando no que produzimos e como é fabricado, do início ao fim.

O mercado de hoje oferece às gráficas diversos dispositivos de vários fabricantes. Meu objetivo é oferecer soluções que não sejam apenas superiores às outras alternativas, mas que também sejam respaldadas por um compromisso inabalável de toda a empresa com a preservação do meio ambiente.

É claro que nossos clientes e o público estão se tornando mais conscientes desse imperativo e acho que é a coisa certa a fazer. Como pioneira do setor, com profundo conhecimento da ciência dos materiais e milhares de patentes relacionadas à impressão, a Kodak continuará a inovar, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade.

Acredito que, se uma pequena organização pode fazer uma pequena diferença, uma grande empresa como a nossa pode fazer uma grande diferença.

Faça o que fala!

O que fazemos hoje e amanhã é como seremos medidos, e todos nós assumimos essa responsabilidade. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as operações da Kodak estão alinhadas com a sustentabilidade:

Chapas livres de processamento: A Kodak foi a primeira a comercializar, com sucesso, uma chapa de impressão que não requer produtos químicos de processamento, ao mesmo tempo em que economiza água e energia em comparação com chapas processadas convencionais. Nossas chapas KODAK SONORA livres de processamento estão em uso em mais de 5.000 gráficas em todo o mundo. Estimamos que, ao usar chapas SONORA em vez de chapas processadas, a indústria gráfica também está economizando:

– 3,74 milhões de litros de revelador de placa por ano

– 29 milhões de kWh de eletricidade por ano

– 468 milhões de litros de água por ano

Isso também significa que não haverá mais desperdício de produtos químicos, esgoto, recipientes de produtos químicos, descarte, transporte e custos de armazenamento. Isso é algo que faria a Mãe Natureza sorrir.

Além disso, como não há variabilidade de processamento, os empresas se beneficiam de chapas mais consistentes e estáveis, ​​que reduzem o tempo, o desperdício e os custos na sala de impressão. Nossos clientes estão otimizando seus resultados financeiros ao mesmo tempo em que reduzem seu impacto ambiental.

Tintas sustentáveis: As tintas à base de água premiadas da Kodak são mais sustentáveis ​​do que as tintas convencionais à base de solvente. Contêm várias substâncias naturais e são isentas de PVC e ftalatos[1], o que as torna mais seguras para empresas, consumidores e meio ambiente. Além disso, como são à base de água, não são necessários produtos químicos agressivos para a limpeza. Isso mantém as substâncias potencialmente prejudiciais fora de nosso fluxo de resíduos e abastecimento de água.

Nosso software de controle de impressora possui recursos de otimização de tinta, o que reduz o consumo de tintas CMY aplicando um algoritmo de substituição de componente cinza (GCR), garantindo a mais ampla gama de cores possível. Na verdade, não apenas as cores são virtualmente indistinguíveis da offset em termos de qualidade de impressão e consistência de reprodução; as tintas são seguras para aplicações como embalagens de alimentos e produtos de higiene pessoal.

As impressoras a jato de tinta, como nossas impressoras KODAK PROSPER, são mais eficientes e promovem menos desperdício porque podem imprimir produtos one to one sem a necessidade de configuração e sem a necessidade de impressões sobrepostas para estoque. Essa é a sustentabilidade que compensa!

Software de fluxo de trabalho: Sustentabilidade não se trata apenas de eficiência de recursos, mas também de garantir um futuro bem-sucedido e lucrativo. Uma abordagem centrada na plataforma para a automação não é um luxo, é um pré-requisito relevante para os próximos anos. A automação e a integração economizam dinheiro reduzindo o desperdício, maximizando a utilização da tinta e eliminando erros manuais dispendiosos. Juntos, eles atuam como catalisadores de insights de dados que fornecem às gráficas tendências operacionais, oportunidades de eficiência e novas áreas de potencial de receita.

A transformação digital de ponta a ponta é a chave para a sustentabilidade. KODAK PRINERGY OnDemand é a única plataforma de software abrangente, inteligente e segura do setor para a organização do processo de impressão como um todo, projetado para um crescimento sustentável.

Programas Eco-friendly:  Além de economizar água e energia, e de reduzir o carbono e a química, implementamos medidas para reduzir o desperdício em nossas operações e cadeias de manufatura e suprimentos. No Eastman Business Park, colaboramos com 30 empresas e organizações em um programa de recuperação de solvente. Além disso, nossos fornecedores sabem que, para conquistar negócios com a Kodak, eles devem intensificar suas operações com produtos mais verdes e mais sustentáveis.

Mentalidade de cima para baixo:  De acordo com um relatório de 2019 do Fundo de Defesa Ambiental, nove em cada dez líderes empresariais disseram que os consumidores os responsabilizariam pelo impacto ambiental que causam por meio de seus negócios. A realidade é que nossos clientes se preocupam, então nós e aqueles com quem trabalhamos também devemos nos preocupar. Na Kodak, a sustentabilidade é inerente à nossa cultura e é respaldada pelo apoio do Conselho. Estamos ouvindo você!

Olhando adiante

Quando me tornei CEO da Kodak, trouxe uma visão do que essa empresa poderia ser, baseada na experiência e inspirada em meus valores pessoais.

Minha crença de que as pessoas farão a coisa certa é inabalável. Acredito que, como seres humanos, estamos todos conectados, independentemente de nossas crenças ou fronteiras. A Kodak é líder há muito tempo, incorporando o espírito americano de inovação. Com nossos programas de sustentabilidade, processos mais verdes e funcionários com ideias semelhantes, estamos mostrando o caminho novamente.

Meu estado natal de rios e lagos nativos também é conhecido como o estado da Estrela do Norte. Minha própria estrela nos negócios tem alinhado os objetivos da empresa com o que é certo para o planeta, uma abordagem essencial para o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis. À medida que continuamos a inovar materiais, processos e software, cumprindo a promessa de “Print That Delivers”, o imperativo da sustentabilidade sempre será nosso verdadeiro referencial do norte.

#

Kodak, Sonora, Prosper e Prinergy são marcas comerciais da Eastman Kodak Company.