– 25/03/21 (X-RITE): X-Rite simplifica a captura e comunicação de materiais digitais usando dispositivos de medição de cor

A X-Rite anunciou o lançamento do aplicativo de desktop PANTORA para o gerenciamento de dados de cor e aparência em fluxos de trabalho de produção e design digital.

O PANTORA permite se conectar com os espectrofotômetros Ci7000 Series, MA-T12 e MetaVue VS3200, de modo que marcas e fornecedores capturem ou importem dados espectrais e de aparência para o aplicativo e criem amostras de materiais virtuais para tintas, plásticos, metais, malhas e tecidos.

Usando um Navegador, é possível importar dados do material digital como um arquivo AxF, que considera os atributos de aparência, como cor, brilho e textura. Com o Material Viewer, as empresas podem renderizar o material em uma cena virtual para ver o efeito de iluminação, níveis de brilho e efeitos de pigmentos especiais. O novo PANTORA Variant Editor permite, por fim, que os fornecedores criem grandes bibliotecas de materiais digitais combinando atributos de aparência.

Além disso, com o novo PANTORA, os clientes podem armazenar, editar e compartilhar arquivos de material digital usando arquivos Appearance Exchange Format (AxF) em software de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM), CAD e 3D. Ele simplifica o gerenciamento de um grande volume de dados complexos de cor e aparência, atuando como o epicentro para fluxos de trabalho de gerenciamento de cores e aspectos visuais de um produto conectando fontes de captura de material digital com destinos de saída. Os usuários agora podem importar uma amostra de material medida ou conectar-se a um espectrofotômetro X-Rite para medir uma amostra física diretamente no PANTORA. Para amostras de tintas e revestimentos, o espectrofotômetro multiangular MA-T12 pode medir e virtualizar a textura de objetos com cores de efeito. Já os equipamentos da série Ci7000 de espectrofotômetros de esfera de bancada capturam a transmissão e reflexão de cor em materiais translúcidos comum em plásticos. Para medições multiespectrais de textura, o espectrofotômetro de imagem sem contato MetaVue VS3200 captura a textura de amostras de couro, laminados e tecidos.

“O lançamento do PANTORA torna a digitalização de referências de cor e aparência acessível a um público mais amplo, permitindo que marcas e fornecedores aproveitem seus dados de cores e dispositivos de medição existentes”, disse Matthew Adby, gerente de portfólio de produtos de aparência da X-Rite. “A capacidade de transformar de maneira fácil e econômica um material físico em uma amostra digital minimiza a necessidade de enviar amostras ao redor do mundo entre equipes de design, fornecedores e parceiros. Isso permite que as empresas inovem e acelerem o processo de design para fabricação.”