– 18/12/2020 (HYBRID): Global Graphics oficializa proposta de aquisição da Hybrid Software


A Global Graphics oficializou neste mês a proposta para aquisição da Hybrid Software fabricante de aplicativos de pré-impressão para o segmento de flexografia, rótulos e etiquetas sediada em Luxemburgo com subsidiárias na Bélgica, Alemanha, França, Itália e EUA.

Por meio de dois de seus principais produtos, – o PackZ e o Cloudflow – a empresa vem expandido sua base de clientes em todo o mundo – hoje, são mais de mil empresas usuárias de suas soluções de software – , inclusive no Brasil, onde possui atuação direta e também através de parceiros comerciais.

O PackZ é uma solução de software que, como principal inovação, oferece suporte PDF nativo, incluindo ainda recursos avançados para revisão de conteúdo, ajustes, integração para observações e aprovações (inclusive, remotas) por parte dos donos de marca, e otimização para preparação para saída impressa, como posicionamento do rótulo no layout para melhor aproveitamento do papel, imposição, dados variáveis (textos, códigos, marcações e imagens), ajuste de trapping, posicionamento e edição de marcas de impressão entre outras funcionalidades comuns nos ambientes de premedia.

Já o Cloudflow é uma ferramenta típica da indústria 4.0 baseada em nuvem e na internet (HTML 5) com estrutura modular e intuitiva para interligar todo o fluxo de trabalho do cliente (seja clicheria ou gráfica). Funções como separação de cores, trapping, provas (impressas e virtuais) podem ser executadas por meio do Cloudflow, que congrega várias aplicações comuns no ambiente de pré-impressão em flexografia, rótulos e etiquetas em uma mesma plataforma.

Guido Van der Schueren, presidente da Global Graphics PLC, explica a razão por trás da aquisição proposta.

“A combinação da Global Graphics e a Hybrid Software criará o principal fornecedor de software empresarial para impressão digital, bem como para os segmentos de mercado de rótulos e embalagens tradicionais. Estou orgulhoso de anunciar isso para a indústria”, salientou.

Para ele, o DNA de ambas as empresas é semelhante. As duas empresas são focadas em inovação para o cliente de artes gráficas e jato de tinta industrial, e há uma forte sintonia entre a Hybrid Software e as empresas que fazem parte do Grupo da Global Graphics: a Global Graphics Software, Meteor Inkjet e Xitron.”

Juntas, Hybrid Software e Global Graphics totalizarão mais de 250 colaboradores, em sua maioria, experts em desenvolvimento de software e hardware.

“Mas nossa missão permanecerá inalterada: desenvolver soluções inovadoras para usuários finais e fornecedores OEM. A Hybrid Software também estabeleceu um modelo de receita recorrente de sucesso baseado em SaaS e licenciamento de assinatura, algo que os clientes da Global Graphics também estão pedindo. Estou ansioso para concluir a transação no início de 2021, e abraçar um futuro muito brilhante para a nova empresa”, diz Guido.

Mike Rottenborn, CEO da Global Graphics, afirma que a aquisição proposta é estrategicamente importante para o crescimento da empresa.

“Embora a Global Graphics já forneça tecnologia para o mercado de rótulos e embalagens, poderemos aumentar nosso foco em embalagens com a aquisição; o segmento de rótulos, etiquetas e embalagens é o que mais cresce na indústria gráfica e é uma área na qual a Hybrid Software possui conhecimento especializado. E reconhecemos que a forma como fazemos negócios se beneficiaria com a introdução de novos modelos, incluindo SaaS e assinaturas. Estes são modelos de negócios que nossos clientes existentes solicitaram e que a Hybrid Software oferece à sua base de clientes. A experiência deles nesta área será valiosa para nós”, diz.

E prossegue: “Com a tecnologias Hybrid Software integrada às nossas soluções, a Global Graphics será capaz de oferecer produtos premium, como editores de embalagens e soluções de fluxo de trabalho de produção para usuários finais, além de continuar nosso foco em soluções inovadoras para nossos parceiros OEM.”

A contraprestação pela aquisição é de EUR 80 milhões, que será finalizada integralmente com a emissão de 21.074.030 ações da Global Graphics para a Congra (grupo investidor que tem ações da Global Graphics).

O número de ações contraprestação a serem emitidas para a Congra foi calculado com base na média ponderada do volume do preço de fechamento por ação da Global Graphics para cada um dos últimos 30 dias de negociação anteriores à data de assinatura do acordo condicional, e representa um valor por ação de contraprestação de EUR 3,80.

Com a conclusão bem-sucedida da aquisição, e após a emissão das Ações de Contraprestação para a Congra, a participação total da Congra na Global Graphics será de 82,16 por cento do capital social emitido ampliado da Global Graphics (excluindo ações em tesouraria). A aquisição permanece condicionada, entre outras condições habituais, à aprovação de uma resolução dos acionistas em uma próxima assembleia geral da Global Graphics, que será realizada em 8 de janeiro de 2021.