– 13/08/2020 (X-RITE): Família de Espectrofotômetros Ci7000 X-Rite: solução para medição de cores em bebidas

Entre os diferentes segmentos que podem se beneficiar dos processos de controle de cores está o de bebidas. Afinal, o aspecto visual é importante também para decisão de comprar do consumidor, sobretudo, em bebidas de frutas (principalmente, em garrafas transparentes).

Para esses processos, a X-Rite apresenta a família Ci7000, composta por espectrofotômetros de bancada, acompanhados do software Color iQC.

A série Ci7000 utiliza um acessório magnético para segurar um tubo de teste usado para medição de líquidos, permitindo que os operadores realizem captura de amostras de cores de forma rápida e fácil, sem contaminar o instrumento ou a amostra. Os equipamentos contam com sensores internos de umidade e temperatura para identificar como a temperatura afeta os dados de cor, oferecendo trilha de auditoria completa para cada medição.

A linha inclui o modelo Ci7600, que oferece medições de refletância e transmissão para líquidos opacos, transparentes e translúcidos, bem como o Ci7520 e Ci7500, que oferecem medições de refletância para líquidos. Por sua vez, o Ci7600 e o Ci7520 agora podem ser usados ​​para medição e classificação da cor do suco de laranja.

Já o software Color iQC é uma solução de controle de qualidade de cores que otimiza a medição, emite relatórios e armazena dados para manter um processo centralizado e econômico. Isso ajuda a reduzir o desperdício, melhorar a eficiência e permite uma avaliação de cores mais rápida.

“A cor da bebida é uma das coisas mais difíceis de controlar durante a produção”, disse Michael Beering, gerente de produto da X-Rite. “Qualquer mudança na cor de lote para lote pode fazer uma grande diferença na cor da mistura final, especialmente quando se trata de ingredientes naturais como frutas, que podem variar de cor. Na X-Rite, oferecemos instrumentação de bancada, acessórios e software projetados para atender às necessidades específicas de medição de cor de líquidos. Isso ajuda as empresas de bebidas a garantir a qualidade do produto em todo o processo de fabricação para o máximo apelo a