– 05/05/2020 (HYBRID): Tecnologia Hybrid Software recebe Prêmio da FTA


A Hybrid Software teve mais uma vez sua tecnologia reconhecida internacionalmente em uma premiação do setor gráfico. Desta vez, o FTA Technical Innovation 2020 premiou a solução Cloudflow Patchplanner como parte das premiações da categoria de Pré-impressão.

O Cloudflow Patchplanner é uma ferramenta usada especificamente para otimização da gravação de chapas flexográficas, permitindo ganho em assertividade e em economia às clicherias e convertedores. Normalmente, esse processo (gravação de chapas em flexo) é muito caro; e por isso, no processo de matrizes de impressão para produção de uma embalagem em papelão corrugado, faz-se necessário separar distintas áreas em pedaços menores que, depois, serão montados numa base única para saída impressa. Contudo, esse processo demanda tempo de produção, cuidados extras e, claro, desperdício em caso de erros.

Com o Patchplanner, é possível otimizar a pré-impressão de produtos corrugados, separando de modo inteligente os elementos que efetivamente serão impressos do arquivo de design, possibilitando a gravação unicamente desses itens, e, assim, economizando o consumo de chapas. O padrão de corte é enviado ao equipamento responsável pela operação e, ao mesmo tempo, e de modo automático, um arquivo MOM XML é enviado ao equipamento de montagem com os parâmetros.

Outro diferencial importante do Cloudflow Patchplanner é que se trata de uma ferramenta online baseada em browser HTML 5, e que seu fluxo de trabalho é totalmente baseado em PDF. Com isso, sua aplicação torna-se totalmente flexível, uma vez que ambos os formatos são amplamente suportados em todo o mundo, em diferentes tipos de operações online. Também é possível customizar e limitar as regras de acesso a partir da Workstation em que a aplicação está instalada, estendendo esses parâmetros a todos os envolvidos no projeto – localmente ou de modo remoto.

Por ser uma solução PDF nativa, oferece uma plataforma aberta, eliminando possíveis distorções de imagem comuns de ocorrerem em processos que envolvem arquivos TIFF rasterizados.

Para garantir agilidade e automação, a maioria dos processos transcorre automaticamente após a configuração dos parâmetros, incluindo o cálculo dos custos com base nas informações capturadas ao longo da etapa de produção. Esse dado pode ser enviado ao sistema MIS para estimativas futuras mais assertivas, pautando novos investimentos e/ou formação de preços.

Prêmio de Inovação Técnica FTA

Há 20 anos, o Prêmio de Inovação Técnica FTA (Flexographic Technical Association) reconhece e premia, por meio de avaliação de um júri composto por especialistas independentes, soluções inovadoras da indústria flexográfica em todo o mundo. Saiba mais em https://www.flexography.org/honors-awards/technical-innovation/