– 10/02/2020 (X-RITE): Espectrofotômetro i1 3 Pro Plus, da X-Rite, otimiza medição de cores em diferentes tipos de mídias

Flexível o suficiente para ser usado em diferentes tipos de mídias, desde substratos comuns à indústria de impressão flexográfica, até materiais vinílicos, corrugados, filmes transparentes, materiais retroiluminados e tecidos mais grossos, o i1 Pro 3 Plus, da X-Rite, é um espectrofotômetro esférico que incorpora tecnologia profissional de captura de cores para uso em diferentes tipos de amostras.

Através de seus novos padrões e alvos, o i1Pro 3 Plus reduz a variabilidade de medição de cor para alcançar calibração correta e criar perfis ICC. Ele também se integra à mesa i1iO para obter uma cor de produção rápida, repetível e automatizada em uma variedade de substratos únicos de impressão e embalagem, incluindo filmes finos, etiquetas, papelão, tecido e plásticos.

Especificamente para o segmento de tecidos, o i1 Pro 3 Plus foi projetado para calibrar e criar perfis de uma variedade de substratos têxteis, incluindo orgânicos, sintéticos, tecelagem e folhas de sublimação. Com design inovador, o equipamento elimina realces cromáticos para obter melhores perfis, que se traduzem em produção rápida, com menos desperdício de tempo e de materiais.

Flexibilidade

Entre vários aspectos inovadores do i1 Pro 3 Plus, merece especial destaque sua flexibilidade de poder ser usado em diferentes aplicações e segmentos. Ele permite a perfilação de uma ampla gama de substratos e superfícies com uma abertura nova e maior de 8 mm, passando a suportar medições em áreas maiores.

Com ele, é possível ainda reduzir as variações e inconstâncias na medição de cores por meio de recursos otimizados de polarização e compensação de brilho da superfície. Tradicionalmente, as empresas usam um espectrofotômetro 0:45 ou 45:0 para um fluxo de trabalho digital, porque é o padrão para artes gráficas e simula melhor a visualização das cores. Embora esse tipo de dispositivo funcione bem em superfícies uniformes, a abertura menor não pode capturar dados suficientes da amostra para uma leitura precisa ou lidar adequadamente com o brilho.

Outra vantagem é que o i1 Pro 3 Plus permite fixar de modo mais firme o material para a leitura através de barras magnéticas, gerando medições mais estáveis.

Modos de captura

O espectrofotômetro incorpora, ainda, três modos de captura:

– M1 para captura de efeitos fluorescentes;
– M2 para eliminação desses efeitos fluorescentes, reduzindo o efeito da luz e seu impacto sobre a captura precisa da cor e como  ela se comportará no substrato final;
– M3  com polarização para eliminar a fluorescência e a refletância especular. Esta condição aciona o filtro para exclusão de UV.