– 17/12/2019 (OFICINA ESCOLA): Alunos do Projeto Oficina Escola levantam informações históricas sobre o antigo Colégio São Luís


Projeto, que iniciou nova turma em abril deste ano, passa a contar também com parcerias do Condeca e da Unicamp para capacitação de estudantes na área de restauro e levantamento de dados atualizados sobre a estrutura o Colégio, onde hoje funciona o Regimento Deodoro

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofício de Itu está dando andamento na formação de uma nova turma neste ano (turma esta iniciada em abril) com novidades pertinentes tanto às suas atividades, quanto a parcerias.

O POEAO agora conta com verba proveniente do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) / Processo SEDS 957/2018 Secretaria de Desenvolvimento Social  do Estado de São Paulo, bem como com uma parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) por meio de Convênio de para elaboração de estudos e levantamentos do antigo Colégio São Luís de Itu, onde hoje funciona o projeto e também o Regimento Deodoro 2º GAC AP.

Os estudos estão sendo coordenados pela professora doutora arquiteta Gabriela Celani e visam revisar e adequar as plantas do antigo Colégio São Luís de Itu através da atuação dos alunos do Projeto Oficina Escola de Itu. Entre as informações que estão sendo resgatadas estão a altura dos ambientes do antigo Colégio, desenho das antigas plantas em CAD, incluindo as fachadas e cortes do Colégio a partir de desenhos existentes e/ou de levantamento fotogramétrico. Abrange, ainda, aprendizagem sobre o trabalho de modelagem das áreas internas e externas através do uso do BIM (Building Information Modeling), definição da iluminação e câmeras no modelo e renderização com uso do software Revit Architecture.

 “Além de ensinar e capacitar nossos estudantes em processos de restauro e levantamento de dados sobre o Colégio através do que existe de mais moderno em tecnologia, o trabalho tem uma finalidade história muito importante, ao levantar dos dados para um futuro projeto de restauração da edificação histórica construída entre 1869 e 1904”, salienta Raul de Souza Almeida, diretor do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu.

Segundo ele,  as únicas plantas dessa edificação histórica disponíveis até junho de 2019 eram cópias heliográficas do Regimento Deodoro datadas de abril de 1998. “Elas estavam em  estado ruim de conservação, sendo as medidas indicadas nesses documentos imprecisas, não havendo aí indicação das modificações feitas entre 1998 e 2003 quando o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Condephaat”, diz.