– 31/10/2019 (OFICINA ESCOLA): Projeto Oficina Escola encerra semestre em 2019 oferecendo capacitação na área de restauro a alunos da rede pública


Criado em 2005, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofício de Itu (POEAO) está encerrando o semestre de mais uma turma de aprendizes composta por alunos da rede pública da cidade interessados em aprender técnicas de restauro e, dessa maneira, agregar conhecimento para uma futura carreira profissional.

Neste ano, a nova turma foi iniciada em abril com verba proveniente do CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) / Processo SEDS 957/2018da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, com atividades de reforço escolar como Matemática e Português, e as matérias voltadas para o restauro de Patrimônio Edificado tais como Educação Patrimonial, História da Arquitetura, AutoCAD 2D e 3D, RevitArchitecture, Leitura Interpretação de Desenhos e Projetos de Construção Civil,  e atividades práticas de Marcenaria em oficina própria,de Informática em seu Laboratório de Informática. As aulas de Educação Patrimonial, foram ministradas em sala de aula e mediante visitas técnicas acompanhadas pelo professor Fabio Grizotto. Até o momento, os alunos conheceram a estrutura e história do Museu Republicano, Igrejas Históricas, Museus Republicano e de Energia, dependências internas do Quartel de Itu (sediado em edificação histórica tombada do antigo Colégio São Luís) e Mercado Municipal (que está em obras de restauração), onde puderam conhecer a história do Mercado Municipal de Itu e atividades práticas de restauro de patrimônio arquitetônico.

Dentro do escopo das aulas práticas, o POEAO oferece, em parceria com o Senai, aulas de informática. Entre as disciplinas ministrada no Projeto, destacamos a Disciplina de Habilidades Sociais e o Mundo do Trabalho uma oficina que compreende, entre outras atividades profissionalizantes, a elaboração de curriculum, como se comportar em entrevistas de emprego.Aos aprendizes do Projeto é dada assistência socioassistencial e acompanhamento psicológico através de profissionais das áreas de Psicologia e Assistência Social tanto ao aprendiz como a sua família.

Por fim, outra novidade para este ano foi o convênio assinado com a Universidade de Campinas (Unicamp) para elaboração de estudos e levantamentos do antigo Colégio São Luís de Itu.

Além do apoio financeiro proporcionado pelo Governo do Estado de São Paulo através do CONDECA e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Socialtambém dão sustentação ao Projeto Oficina Escola importantes convênios assinados com o Exército Brasileiro, com A FATEC/Itu, SENAI/SP e a UNICAMP.

O Projeto Oficina Escola de Itu conta também com o precioso apoio e colaboração de membros da comunidade ituana, de clubes de serviço de Itu de empresas locais e de São Paulo.

Sobre o POEAO

O Projeto Oficina Escola tem por finalidade a prestação da assistência social mediante a promoção gratuita e permanente de serviços que visem a inclusão social de adolescentes e jovens, de famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal, e o preparo de sua subsequente inserção produtiva no mercado de trabalho representado pelas atividades de conservação, revitalização e restauração do patrimônio histórico e artístico.

Visa proporcionar conhecimentos a seus aprendizes para participarem do mercado formal de trabalho representado pelas atividades de restauração, preservação e revitalização dos 235 imóveis históricos de Itu tombados pelos órgãos de preservação do Patrimônio Histórico, e das 32 fazendas históricas dos séculos XVIII e XIX existentes no município.