13/05/2019 (X-Rite): X-Rite e ColorGate anunciam cooperação para desenvolver tecnologia de gerenciamento de cores


Duas das maiores empresas do segmento de cores, a X-Rite e a ColorGate, anunciam durante a Fespa 2019 (14 a 17 de maio, em Munique, Alemanha) uma cooperação para desenvolvimento conjunto de soluções para gerenciamento de cores, principalmente, com foco em cores especiais de marcas. Em um primeiro passo, o PantoneLIVE passará a oferecer o novo Spectral Spot Module, criado pela ColorGate.

O objetivo principal é atender às demandas  crescentes por qualidade e fidelidade de cores de marcas corporativas, sobretudo, no compartilhamento de informações para produção em plantas remotas de pré-impressão e impressão. Sem dados espectrais, o compartilhamento de cores exatas através da cadeia de suprimentos pode ser complicado, levando a inconsistências de cores, retrabalho e, claro, perda de tempo e dinheiro.

Por sua vez, a união entre as duas soluções – PantoneLIVE e Spectral Spot Module – criará uma ferramenta baseada em cloud (nuvem) para sistemas de provas e compartilhamento assertivo de dados de cores entre profissionais de criação e impressão. Além disso, produtores e proprietários de marcas terão acesso a uma ampla gama de dispositivos de impressão industrial digital para produção de etiquetas, rótulos e impressão digital para embalagens de papelão ondulado. Por meio do Spectral Spot Module, é possível a caracterização espectral de cores de modo preciso, tanto para aplicações de impressão comerciais, quanto industriais, e, assim, melhorar a precisão da reprodução, especialmente quando reproduzida usando impressão digital. O módulo suporta descrições de cores exatas no formato CxF / X4 de acordo com a ISO 17972-4:2018.

A despeito da ampla gama de definições de cores derivadas do Pantone, também é possível que as marcas criem e definam paletas de cores personalizadas e as compartilhem com todos os envolvidos no processo de produção, desde o conceito de design até o acabamento, também  usando a nuvem.

“Estamos felizes em apresentar a implementação exclusiva do ColorGate na solução líder em nuvem da X-Rite, o PantoneLIVE, para gerenciamento global de cores e ajudar o crescente número de usuários do ColorGate a produzir cores precisas usando as inúmeras impressoras digitais usadas por nossos clientes comerciais e industriais”, diz Thomas Kirschner, CEO e co-fundador da ColorGate.

“Estamos empolgados para expandir ainda mais o ecossistema de parceiros PantoneLIVE para atender às crescentes necessidades das gráficas digitais e industriais”, afirma Iain Pike, diretor de desenvolvimento de negócios de parceiros da Pantone. “Com o suporte do ColorGate a 1600 diferentes sistemas de impressão digital, os usuários apreciarão a flexibilidade em aplicações de produção digital e impressão direta ao reproduzir cores através do PantoneLIVE.”