5 de março / 2018 (KODAK): Líder em tecnologia de chapas livres de processamento, Kodak anuncia lançamento da SONORA X

 

 SonoraX_8x10@300dpi (002)

 

Agora, praticamente todas as gráficas podem se beneficiar da tecnologia livre de processamento para produção

 

A tecnologia de chapas digitais livres de processamento da Kodak agora atinge um novo patamar com o lançamento da KODAK SONORA X. Desenvolvida com base na consagrada tecnologia “process free”, a nova SONORA X elimina barreiras que, antes, existiam nos processos das gráficas que possuíam demanda de maior desempenho.

Com suporte a tiragens maiores, rápida gravação e capacidades mais robustas de uso do que as demais chapas livres de processamento, a SONORA X pode ser usada em qualquer aplicação de impressão típico de uma chapa sem forno.

A Kodak estima que até 80% do mercado offset poderá, agora, migrar para aplicações livres de processamento, incluindo grandes gráficas comerciais com impressoras por folha, empresas com rotativas offset com tecnologia heatset ou coldset, gráficas offset de embalagens, empresas que trabalhem com  impressoras UV e UV de baixo consumo de energia. Além disso, a nova SONORA X-N livre de processamento estende a tecnologia ao segmento de impressão de jornais.

Maior desempenho

As chapas SONORA X podem imprimir de duas a até seis vezes mais do que a KODAK SONORA XP, dependendo do tipo de aplicação, e oferece sensibilidade de exposição que assegura às gráficas poderem maximizar seus processos de gravação através dos equipamentos CTP mais velozes do mercado[1]. A tecnologia patenteada de anodização e revestimento aprimorada pela Kodak aumenta a robustez da chapa, de modo que agora é possível suportar ambientes operacionais altamente automatizados ou velozes, em que a durabilidade da chapa é crucial.

Desde a comercialização da primeira chapa livre de processamento pela Kodak em 2005, milhares de gráficas vêm optando por simplificar a gravação de chapas através da tecnologia que dispensa processamento, eliminando a química e os custos de manter uma processadora. Durante esse período, a Kodak continuou a aprimorar as capacidades de suas chapas livres de processamento, lançando as chapas SONORA XP e SONORA NEWS, em 2012. A liderança da Kodak com essa tecnologia continua através das chapas SONORA X e SONORA X-N, que estarão disponíveis mundialmente no segundo trimestre 2018. Essas novas chapas complementam o portfólio existente da SONORA.

“O objetivo da Kodak é tornar a impressão mais sustentável e permitir que todas as gráficas eliminem o processamento e os produtos químicos da gravação de chapa”, disse Brad Kruchten, presidente da Divisão de Sistemas de Impressão da Kodak. “A SONORA X oferece um avanço para a tecnologia livre de processamento. As melhorias dramáticas para o tempo de execução e o manuseio permitem que o mercado se ajuste à gravação livre de processamento, permitindo expandir até 80% o mercado, tornando a Sonora X uma realidade no mercado de impressão.”

Ralf Lokay, proprietário da Druckerei Lokay na Alemanha, um usuário pioneiro da SONORA XP e uma das primeiras gráficas a testar e adotar a chapa SONORA X, declarou: “A sustentabilidade é uma vantagem comercial para nossa empresa, e está presente desde a forma como aquecemos nossas instalações, até como imprimimos para nossos clientes. Na verdade, mais de 75% dos nossos clientes imprimem com a Lokay devido ao nosso forte compromisso com a sustentabilidade, e as chapas SONORA desempenham um papel importante aqui. Desde a conversão para chapas livres de processamento, reduzimos o consumo de água em mais de 30% e eliminamos todos os produtos químicos. Nós fazemos tudo isso enquanto produzimos um impresso de maior qualidade para nossos clientes.”

Com o crescimento econômico e a sustentabilidade como prioridades quando se trata de investimentos estratégicos das gráficas, a Kodak está prevendo a tendência de se aumentar o uso de chapas livres de processamento, e antecipa que 30% do volume das chapas da empresa será dessa natureza até 2019.

 

[1] Tiragens dependem da resolução de imagem, químico de impressão, tinta e condições do papel. Energia do laser: 120 mj/cm2