31 de julho / 2017 (X-RITE): Com Color-Eye, X-Rite oferece precisão em medições de cores via smartphones

 

coloreye-01

 
Pesquisas realizadas pela X-Rite apontaram que os consumidores não se sentem confiantes ao comprar itens on-line quando a cor é um fator importante. Essa incerteza se deve geralmente a experiências anteriores que não atenderam às expectativas do comprador e à dificuldade de chegar à loja e lembrar a cor do produto que está em casa. Os clientes querem poder só tirar uma foto do produto com a cor que os inspirou e encontrar um item desejado com uma cor que combine. Porém, a tecnologia das câmeras digitais por si só não consegue precisar a cor de um objeto, que é afetada pela iluminação, aspecto, textura, ângulo de visão e sensibilidade da câmera. É preciso usar ferramentas de calibração de cor e software de cor para superar esses desafios e obter imagens com cores mais precisas.

Para solucionar de modo profissional essa questão, a empresa anunciou o Color-Eye, um novo recurso que coloca nas mãos dos usuários, através de seus smartphones e em aplicativos de comércio eletrônico, uma ferramenta precisa para medições de cores.

O Color-Eye usa um smartphone e um cartão de calibração de cor para ajudar os clientes a comprar novos itens com cores que combinem ou complementem a cor dos produtos que eles já têm. Ele oferece o mais alto nível de consistência de cor disponível nos aplicativos de compra de varejo para consumidores. As empresas de cosméticos, casa, moda e tintas de varejo poderão adicionar o Color-Eye ao seu pacote de aplicativos móveis de compra existentes, oferecendo aos clientes a oportunidade de pesquisar, comparar e comprar produtos sem medo de escolher a cor errada.

Com base no conhecimento da X-Rite para ajustar os valores da cor em todas as condições de iluminação, ao ser usado com o smartphone, o aplicativo oferece tecnologia de iluminação dupla, que aciona a câmera do aparelho e tira uma foto com flash e outra sem flash, gerando imagens com cores mais precisas.

O cartão de calibração é produzido com um processo exclusivo que contém esferas para captura e amostras brilhantes que ajudam a reduzir o reflexo da luz. Juntos, o cartão de calibração e o software da X-Rite evitam combinações de cores desagradáveis devido a iluminação ruim e dão indicações aos usuários para posicionar o celular de modo que o reflexo não afete o resultado. O resultado é uma leitura de cor mais confiável que pode ser sincronizada com o aplicativo de comércio eletrônico e o estoque de produtos de um vendedor ou marca para mostrar aos clientes produtos que combinem ou sejam compatíveis com a cor em questão.

“A cor do produto é um fator decisivo para o cliente na hora da compra e pode ser um dos principais motivos de devoluções feitas pelo consumidor”, explicou Chris Winczewski, vice-presidente de planejamento de estratégias e produtos da X-Rite. “O Color-Eye é a única solução no mercado que oferece, em um aplicativo móvel, software e um cartão de calibração de cor que garantem resultados precisos no que diz respeito à cor.”

Winczewski complementa: “Com o Color-Eye, os vendedores poderão ajudar os clientes a encontrar uma cor de tinta que combine com o travesseiro ou móvel preferido do consumidor, bastando capturar a cor em um dispositivo móvel. Essa oportunidade pode mudar a maneira como os consumidores pesquisam, comparam e compram produtos como vestuário, decoração ou cosméticos nos dispositivos móveis”, afirma.

Atualmente, o Color-Eye é compatível com o iPhone SE, 6S, 6S+, 7 e 7+; o Android Nexus 5; e o Samsung Galaxy S6, S6 Edge, S7, S7 Edge e S7 Active. Outros dispositivos também serão compatíveis no futuro.