– 25 de outubro / 2012 (KODAK): Premier Editora Gráfica (BH) investe em seu 1º CtP, optando por tecnologia KODAK e as chapas sem processo SONORA

A Premier Editora Gráfica, sediada em Belo Horizonte (MG), acaba de adquirir seu primeiro sistema de CtP (Computer to Plate). E a opção foi pelo modelo KODAK TRENDSETTER 800 que, como outra grande novidade, está em operação em seu parque gráfico juntamente com as chapas digitais SONORA XP.

Essa união entre tecnologia térmica de gravação e tecnologia de chapas digitais sem processo Kodak Sonora XP vem permitindo à Premier, segundo seu diretor Cláudio Rezende, gravar uma média de 1500 chapas/mês para trabalhos editoriais e promocionais. Antes da aquisição do CtP, a Premier terceirizava a gravação de suas chapas. “Comprávamos as chapas e gravávamos num parceiro local. Mas, com a aquisição da Trendsetter 800, podemos fazer tudo internamente. Imediatamente, isso resultou numa redução brutal de custos”, afirma Cláudio.

Antes de optar pelo modelo Trendsetter 800, outros modelos foram analisados. “Pesquisamos tecnologias, mas a tecnologia Kodak foi a que mais me chamou a atenção. Creio que o grande diferencial que vimos foi a possibilidade de trabalharmos com um CtP juntamente com as chapas que dispensam qualquer tipo de operação em processadora”, afirma o diretor. “Com o CtP, eliminamos o custo da terceirização. Com as chapas, eliminamos o processo químico e o gasto de água. Sustentabilidade é algo que deve interessar todas as gráficas, e, aqui na Premier, estamos preocupados com isso.”

Confiança
Cláudio confessa que, antes de decidir pela aquisição do CtP Trendsetter 800 e da chapa Sonora XP, solicitou ao gerente regional de vendas da Kodak para Minas Gerais, Denis Manhaes, que realizasse demonstrações que comprovassem a veracidade do que se pregava. Ou seja, que a chapa sonora realmente eliminava a etapa da processadora.

“Visitamos outras gráficas que estão usando a tecnologia. O Denis realizou vários testes na Gráfica Formato junto comigo. Inclusive, gravou uma chapa lá para que eu testasse na Premier. O resultado foi muito bom”, explica Cláudio, que não poupa elogios à tecnologia sem processamento da chapa Sonora. “Estou 100% satisfeito. O CtP possui fácil operação e, praticamente, não tivemos processo algum de adaptação. Mesmo porque, com a chapa, não precisamos de uma processadora, ou seja, encurtamos mais uma etapa do processo e, ainda, eliminamos uso de produtos químicos e água na revelação, contribuindo com a preservação do meio ambiente” diz.