7 de novembro / 2016 (KODAK): Kodak destaca importância da sustentabilidade na ATDL 2016

kodak_generation_news
Kodak Generation News, um dos destaques da empresa no evento anual da ATDL

Kodak participou da edição 2016 da Reunião Anual da Associação Técnica de Diários Latino-americanos, que aconteceu em Lima, Peru, de 28 a 30 de outubro

 

A Kodak renovou seu compromisso com o segmento de jornais ao participar uma vez mais do tradicional encontro técnico dos jornais latino-americanos – Reunião Anual da Associação Técnica de Diários Latino-americanos / ATDL 2016 -, cuja 33ª edição aconteceu na cidade de Lima, Peru, entre os dias 28 e 30 de outubro.

Na ocasião, ficou claro que um dos objetivos maiores dos gráficos de jornais da região é a buscar por soluções de impressão que viabilizem a redução de custos e que, também, tenham um impacto mínimo sobre o meio ambiente.

Focada na preservação ambiental e na redução de custos operacionais, a Kodak participou da mesa redonda dedicada às soluções de pré-impressão durante a ATDL 2016, sendo representada pelo Sr. Hector González, diretor de vendas para a Divisão de Sistemas de Impressão da Kodak para a Região Sul da América Latina.

Durante sua apresentação, Sr. González destacou os benefícios econômicos e ambientais que podem ser obtidos pelos jornais diários ao optarem pela tecnologia de chapas Kodak. Enfatizou os benefícios produtivos das chapas KODAK SONORA NEWS livres de processamento, desenvolvidas especialmente para as demandas mais exigentes de produção de periódicos, sem sacrifício da qualidade, produtividade, e ajudando na preservação ambiental graças à eliminação da etapa de processamento. Isso se traduz em processos sem uso de químicos, redução no consumo de água e energia.

Na ATDL 2016, a Kodak também esteve representada pelo Sr. Luis Medina, gerente geral da Divisão de Sistemas de Impressão para a América Latina, e contou, ainda, com a participação do Sr. Miguel Cuartin, especialista em jornais e gerente de vendas para o Equador, Venezuela e Panamá.

Assim como ocorreu nas edições anteriores do evento, a empresa contou com um stand na área de exposição, no qual mostrou seu portfólio completo para o segmento de jornais: as chapas térmicas KODAK SONORA NEWS livres de processamento, a KODAK THERMAL NEWS SP e as chapas violetas KODAK LIBRA VP, que ajudam a minimizar custos e trabalhar com menor impacto ambiental, com produtividade superior. Apresentou, ainda, sua linha de equipamentos CTP, que oferecem maior rendimento e automação: KODAK TRENDSETTER NEWS e KODAK GENERATION NEWS.

Além disso, a Kodak aproveitou a ocasião para realizar várias reuniões importantes com representantes-chave dos jornais da região. De uma delas participou o Sr. Félix Varas, executivo da Ediasa, que, recentemente, anunciou a instalação de equipamentos CTP Kodak com carregador automático, juntamente com a tecnologia de chapas KODAK SONORA livres de processamento em sua gráfica em Manabí, Equador.

A Ediasa é uma reconhecida empresa jornalística equatoriana, fundada há 85 anos e de administração familiar. Destacou-se sempre por sua constante renovação e evolução, tanto editorial, como tecnológica. Possui um canal de televisão, uma rádio e quatro jornais, que totalizam 62 mil exemplares. Até agora, era o maior consumidor de chapas violetas no Equador.

Acerca da decisão de passar a mudar da tecnologia violeta para a solução térmica sem processamento na pré-impressão, Sr. Varas assegurou: “Com a KODAK SONORA estamos reduzindo nosso impacto ambiental e incrementando a qualidade de impressão”, disse.

Sobre os benefícios ligados aos custos dessa mudança, afirmou: “Na Ediasa, estamos focados em reduzir custos, e tomamos decisões pensando na economia que teremos com os produtos”, disse, enfatizando que “não se trata, porém, somente de uma questão de dinheiro ou economia, é uma questão de qualidade e de melhoria de processos.”

Segundo Sr. Libardo Gomez, representante da Graphic Source CA, distribuidora autorizada Kodak no Equador, “as chapas KODAK SONORA melhoram a eficiência produtiva, reduzem o impacto ambiental, ajudam os gráficos a se tornarem mais responsáveis ambientalmente, e a alinharem-se com as novas legislações equatorianas, que buscam reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.”