– 18 de outubro / 2012 (KODAK): Label Expo Americas 2012: KODAK lidera transformação no segmento de impressão flexográfica

A Label Expo Americas (11 a 13 de setembro, em Chicago, EUA) foi, novamente, um evento de enorme sucesso para a Kodak, durante o qual a companhia ratificou sua atuação dos segmentos de embalagens e rótulos através de tecnologias inovadoras e exclusivas desenvolvidas para ir ao encontro das necessidades diárias dos clientes desses dois mercados.

Especificamente para o segmento flexográfico, o grande destaque ficou por conta da Kodak Flexcel NX, um sistema que vem ganhando reconhecimento por oferecer novas opções de produção ao mercado flexo.
Os motivos para a consagração mundial da linha Flexcel NX deve-se à grande eficiência que oferece na sala de impressão. Num mercado em que eficiência é cada vez mais crucial, ter soluções capazes de produzir em condições extremas pode ser
um fator decisivo para o sucesso de uma gráfica flexográfica, assim como outros itens, como operação e emissão de resíduos.
Mas, no evento, a Kodak foi além, e mostrou como a tecnologia Flexcel NX pode trabalhar de forma “casada” com outra tecnologia da empresa: a Kodak Spotless.

Sendo assim, os visitantes da Label Expo Americas tiveram a oportunidade de ver o real impacto produtivo que as soluções Kodak podem oferecer através do evento Do More with 4, uma série de apresentações na qual foi mostrada a integração, em tempo real, de soluções Kodak, em parceria com a MPS Printing System, fabricante de impressoras banda estreita. O evento contou, ainda, com a participação de experts da britânica Reproflex3.

O objetivo das apresentações foi demonstrar o poder dos últimos desenvolvimentos da Kodak, incluindo performance em tinta, cilindro anilox e, mais importante, na tecnologia de chapas flexo, que pode transformar a forma com que gráficas desse segmento trabalham, com ênfase à possibilidade de se usarem cores Pantone ou spot, ou mesmo reproduzir tons difíceis no tradicional padrão CMYK, sem sacrifício de qualidade e consistência.

Além disso, foi demonstrada a “parceria” entre as tecnologias das chapas Kodak Flexcel NX e o Kodak Spotless, uma solução para o mercado flexográfico que permite a reprodução de cores especiais através do uso do tradicional padrão CMYK, o que não somente aumenta a qualidade de imagem e cores impressas para embalagens, como, ainda, agiliza a produção. No caso, os visitantes puderam comprovar a simulação de situações extremas, incluindo a preparação de quatro diferentes trabalhos para embalagens para impressão “em cima da hora” em menos de 15 minutos – normalmente, o mesmo processo demoraria algumas horas para ser concluído. O evento se repetiu três vezes ao dia, e atraiu grande visitação ao stand da MPS.
Por sua vez, a estabilidade, consistência e gamut tonal ampliado passível de ser reproduzido através do uso das chapas Flexcel NX permitiram que os especialistas da Reproflex3 usarem a tecnologia da solução Spotless para processos flexográficos para caracterizar um espaço de cor e converter todos os tons originalmente Pantone em cores process (quatro cores) com precisão, sem sacrificar a qualidade.

Todos os arquivos demonstrados foram, posteriormente, impressos em equipamentos MPS sem a necessidade de se limpar a rolaria entre a troca de trabalhos, exemplificando assim a eficiência e rapidez conferidas ao processo como um todo – incluindo a capacidade de se trabalhar com jobs solicitados em cima da hora.

Nova forma de se trabalhar com cores
Nos processos de impressão conhecidos, se trabalhar com uma paleta fixa de cores não é propriamente uma novidade. Porém, para o segmento flexo, acostumado aos tons especiais, tal possibilidade abre novas portas para economia de processos e rapidez – contudo, para isso, é necessário que o sistema assegure estabilidade e permita atingir uma ampla gama de cores, típica da impressão de embalagens, por exemplo.

O sistema Kodak Flexcel NX muda todo esse universo e exemplifica as mudanças pelas quais passam o mercado de flexografia. E, como grandes transformações não são possíveis sem grandes parcerias, a Kodak teve como objetivo mostrar que sua solução Spotless não é algo para ser aplicado a um modelo de impressora em particular, ou mesmo para ser usado com um tipo específico de tinta ou cilindro anilox. Por isso, priorizou realizar demonstrações ao vivo envolvendo três pontas distintas: da própria Kodak, a fabricante MPS e a equipe de especialistas da Reproflex3.