24 de março / 2016 (X-RITE): X-Rite anuncia PantoneLIVE e otimiza gerenciamento de biblioteca de cores

PantoneLIVE_brand_colour_top_image

 
O mercado evolui, muda, cresce, e, com isso, aumentam as demandas para aquelas gráficas habituadas a trabalhar com cores especiais com cores customizadas de uma determinada marca. E, claro, com esse aumento de demanda também vem a necessidade de otimizar o gerenciamento dessas bibliotecas de cores, evitando problemas como duplicação, falta de consistência e, por conseguinte, falta de eficiência produtiva.

Foi com foco nessa demanda que a X-Rite anunciou o lançamento do Pantone LIVE, uma solução que otimiza e permite ganho de tempo e confiabilidade no gerenciamento de biblioteca de cores.

“Os impressores e os convertedores podem aproveitar o serviço de racionalização do PantoneLIVE analisando e consolidando as cores que estão
tão próximas no espaço de cores que, claramente, são as mesmas”, comentou
Chris Halford, diretor técnico dos serviços do PantoneLive da X-Rite. “Nós já
trabalhamos com diversos convertedores que perceberam uma redução de 30 a 45% em suas bibliotecas de cores. A paleta de cores mais enxuta, com menos cores para gerenciar e um inventário de tinta menor permitem, dessa forma, uma economia de tempo e orçamento, e um número menor de erros. As cores restantes na biblioteca do banco de dados digital podem ser acessadas
facilmente, permitindo que o dono de marca e do impressor tenham certeza que as cores estão consistentes, independentemente de onde o item foi produzido e de qual substrato foi usado.”

Mapeamento de cores

O mapeamento de cores é outro serviço incluso no processo de racionalização
do PantoneLIVE. As cores de clientes são mapeadas para o padrão do
Pantone Matching System (PMS) e, também, para referências dependentes da PantoneLIVE.
Com o mapeamento, toda a cadeia de fornecimento de embalagens de um convertedor pode facilmente usar a biblioteca principal e a dependente dentro do ecossistema PantoneLIVE.
Às vezes, devido às características do trabalho em especial, a cor desejada do padrão principal da Pantone não pode ser alcançada com o substrato usado ou devido ao processo de impressão. Sendo assim, os padrões dependentes da Pantone foram especialmente desenvolvidos para representar os principais padrões usados pela indústria, incluindo tintas, substratos, processos de impressão e outras variáveis.
Além disso, ao mapearem as cores originais para a biblioteca principal e a dependente da Pantone no PantoneLIVE, as gráficas e os convertedores podem comunicar precisamente as cores em toda a cadeia de fornecimento de cores, começando pelo designer, passando pelo dono de marca até chegar nos fornecedores.
Para evitar a redundância de cores no futuro, PantoneLIVE e PantoneLIVE Private Cloud inclui os controles de processo que avaliam um novo padrão de cores que foi adicionado à biblioteca. Antes de a nova cor ser adicionada, o sistema alertará o usuário caso ela já exista ou se houver uma correspondência de cor adequada na biblioteca.
“A combinação de racionalização com mapeamento de cores permite que os impressores criem uma paleta de cores conhecidas, aprovadas pela Pantone e validadas pelo convertedor”, diz Halford. “Dessa forma, os impressores
podem aproveitar ao máximo os benefícios da redução de bibliotecas de cores específicas chapadas.”

A X-Rite exibirá os serviços do PantoneLIVE na Drupa 2016, de 31 de maio a 10 de junho, na feira de Düsseldorf, Pavilhão 8A, stand A23.
.
Para obter mais informações sobre o PantoneLIVE, acesse http://www.xrite.com/color-mapping-andrationalization-
services.