14 de janeiro / 2016 (ECALC): Gráfica Coronário otimiza gestão produtiva e orçamentária com soluções Ecalc Software

coronario-pedro henrique
Pedro Henrique Verano, que participou ativamente do processo de implantação das soluções Ecalc na Coronário

Tudo começou há 15 anos. Na época, a Gráfica Coronário, uma das mais tradicionais do Centro-oeste do país, sediada em Brasília (DF), necessitava otimizar os processos internos de gestão.

Obviamente, constatado o problema, o passo seguinte foi procurar pela solução, pesquisando as opções de softwares e sistemas de que o mercado dispunha na época. “Estávamos pesquisando uma solução concorrente quando meu pai, já falecido há 10 anos, retornou de um evento onde assistiu a uma apresentação da Ecalc Software e agendou uma visita do Sr. Curvelo (diretor e fundador da Ecalc) à gráfica”, conta Pedro Henrique Verano, diretor da Coronário.

Dessa visita surgiu o primeiro negócio entre Ecalc e Coronário: a instalação do Easycalc para gestão de orçamentos. Em seguida, foi implantado o módulo Express par gestão financeira e estoque.

“Até então, os responsáveis pelo orçamento éramos eu e meu pai e fazíamos tudo manualmente”, explica Pedro Henrique. “Depois da apresentação do Curvelo e devido à sua experiência na Indústria Gráfica, pela facilidade no entendimento dos nossos questionamentos, e com a apresentação de soluções para nossas dúvidas e problemas, tivemos a certeza de que havíamos encontrado um software que iria conseguir prever quase todas variáveis que o processo gráfico exige, e, ainda mais, com a visão de um empresário.”

Entre os destaques do Easycalc apontados pelo diretor está maior facilidade na alimentação dos dados para geração de orçamento, possibilidade de obter diversos parâmetros no cadastro para quase todas as variáveis que possam interferir na produtividade da máquina e nas perdas.

Produção

Há quatro anos, foi a vez do módulo de PCP (Planejamento e Controle de Produção) ser implantado. Até então, o controle de produção era realizado por meio de um mapa atualizado manualmente com os apontamentos necessários. “Mas os dados dificilmente eram analisados devido à dificuldade de interpretação”, explica Pedro Henrique. “Com o PCP da Ecalc, temos condição de ver a fila de produção por máquina e setor com facilidade e agilidade para tomada de decisões. Ele também nos permite planejar e acompanhar todo o acompanhamento de performance dos equipamentos em nível de produtividade e análise de ocupação de máquina, realizar pós-cálculos e obter uma série de informações que nos ajudam a tomar decisões do dia a dia da empresa”, diz.