15 de dezembro / 2015 (ZANATTO): Sede do Sigep em Curitiba é palco de evento sobre técnicas para gerenciamento de cores

_MG_0123

Organizado pela Zanatto Soluções Gráficas, e tendo como foco as soluções X-Rite, workshop mostrou as melhores práticas para se extrair o máximo das tecnologias de medição e calibração de cores

 
A Zanatto Soluções Gráficas realizou no úlitmo dia 1º de dezembro, na sede do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), em Curitiba, o workshop Aprenda a utilizar as soluções X-Rite na prática, ministrado pela especialista Herta Lenhardt.

O workshop esteve focado nas ferramentas para controle de cores na impressão X-Rite, parceira da Zanatto no Brasil, e contou com a presença de 20 profissionais provenientes de 12 gráficas do Paraná, Santa Catarina e Goiás. Mereceu destaque, ainda, a maciça presença de profissionais de empresas do segmento de embalagem.

Durante sua apresentação, Herta Lenhardt, especialista de aplicações X-Rite, mostrou as melhores práticas para manipulação e otimização de recursos das ferramentas, principalmente do X-Rite eXact, uma das novidades da empresa e que consiste em um espectrodensitômetro portátil e de uso simplificado para captura de dados de cores a partir do qual pode-se criar processos controlados com garantia de qualidade e fidelidade de tons.

Quando usado com o NetProfiler 3, o eXact pode gerenciar e monitorar o desempenho de cores em um nível empresarial, proporcionando medições de qualidade consistentes em todos os turnos, departamentos, locais de impressão e em ambientes onde são usados diversos instrumentos com datas de fabricação diferentes.

Com a função BestMatch, operadores de impressão podem manter as cores das tintas dentro dos padrões antes que eventuais mudanças se tornem visíveis. Com um único clique, são mostradas informações de cores e recomendações para ajuste da densidade, visando obter maior consistência em toda a tiragem. A integração de diversas bibliotecas PANTONE oferece uma forma fácil e precisa de verificar cores chapadas.

Além de Herta, também participou do workshop o especialista em cores e diretor da Easycolor, Marcelo Copetti. Após o evento, houve o sorteio de um X-Rite Capsure, cujo vencedor foi o senhor Fabiano Jamielniak da Gráfica Everest de Curitiba.