10 de dezembro / 2015 (KODAK): Jornal Cruzeiro do Sul anuncia 50% de ganho produtivo com soluções Kodak e chapa SONORA NEWS

manuseando o CTP

 

Fundado em 12 de junho de 1903, e, hoje, um dos maiores diários do interior de São Paulo, com tiragem de 26 mil exemplares, o Jornal Cruzeiro do Sul, parte da Fundação Ubaldino do Amaral, de Sorocaba (SP), está unindo tradição e arrojo tecnológico para se configurar como mais uma empresa jornalística a utilizar as chapas KODAK SONORA NEWS.

Os resultados do investimento, que aconteceu durante a Drupa de 2012, são mesurados por Dino Sílvio de Jesus, Supervisor de Produção do Cruzeiro do Sul e que possui 29 anos de trabalho na empresa. “Economizamos em energia, água e em tempo de produção”, diz Dino. “Antes, tínhamos que fazer a lavagem da processadora a cada 15 dias, hoje o operador só abastece o CTP com chapas SONORA NEWS e ao final do processo, o auxiliar de impressão pega as chapas gravadas e leva ao setor de impressão. E também abrimos mão da processadora.”

Segundo Dino, a postura arrojada da direção do jornal foi essencial para o investimento na nova geração de tecnologias de pré-impressão Kodak. Desde 2012, o Cruzeiro do Sul conta com tecnologia KODAK TRENDSETTER NEWS, juntamente com as chapas SONORA NEWS, são responsáveis pela produção de cerca de 2500 chapas/mês.

“Já conhecíamos a tecnologia Kodak, pois trabalhávamos com a marca da empresa desde a época do filme”, explica Dino. “Quando os diretores viram a tecnologia do CTP e das chapas SONORA NEWS na Drupa, decidiram investir. O primeiro CTP chegou e começou a operar em dezembro de 2012, juntamente com as chapas SONORA NEWS. O segundo CTP foi instalado em 2014.”

O supervisor de produção destaca, além da qualidade de gravação, outros benefícios que não estão diretamente ligados à impressão, mas que impactam sobre a lucratividade e agilidade dos processos. “Sem a processadora e revelação, economizamos 50% de tempo na produção da chapa”, afirma. “A agilidade e segurança do processo também são inquestionáveis. A tecnologia Kodak, no momento, é a melhor.”

Atualmente, no Jornal Cruzeiro do Sul trabalham 270 colaboradores, destes, 38 exclusivamente no setor de produção – pré-impressão, expedição e impressão.