30 de novembro / 2015 (ECALC): Solução ePlan com Apontamento Eletrônico diminui erros a quase zero na Offset do Brasil

IMG_8214

 

Gráfica, sediada no bairro da Mooca, utiliza solução de análise e controle de produção de maneira integrada às outras soluções Ecalc Software

 

Com mais de 30 anos de mercado – cinco deles, dedicados à impressão promocional, a gráfica Offset do Brasil, sediada no bairro da Mooca, em São Paulo, possui atualmente tecnologia de ponta na impressão offset e inicia investimentos na impressão digital. Contudo, segundo o gerente de produção Marcos Antonio Barbosa dos Santos, o coração de todo o processo não está na sala de impressão, mas, sim, em uma área muitas vezes desprezada, mas de suma importância dentro da empresa: o PCP (Planejamento e Controle de Produção).

“O mercado não está fácil, a crise chegou para todo mundo. A época em que gráficas podiam se dar ao luxo de errar e perder material passou. Hoje, tudo tem que estar contabilizado e controlado”, explica Marcos. “Quem não tiver um sistema de controle de produção vinculado às ordens de serviço, pagará para trabalhar.”

Desde que assumiu a produção da gráfica, em 2003, o gerente trabalha com soluções da Ecalc Software para controle de processos. “Inicialmente, foi o Easycalc, que agrega inteligência e automação nos processos orçamentários”, explica. “Depois, mais recentemente, foram implantados o Express e o ePlan, sendo este essencial para o controle de nossa produção. Não imagino mais trabalhar sem ele.”

Na palma da mão

O ePlan terminou de ser implantado em 2014 e, nesse particular, Marcos destaca o papel fundamental do suporte da Ecalc. “O Valdir (Valdir Filho, diretor comercial da Ecalc) ouviu as necessidades da gráfica e nos ajudou a configurar. Hoje, o sistema opera com grande eficiência”, diz.

O sistema opera juntamente com o Apontamento Eletrônico, e, ao lado do Express e do Easycalc, compõe o departamento de PCP da Offset do Brasil, que abriga operações de compras, orçamento e pré-impressão.

“Graças ao ePlan e ao Apontamento Eletrônico, nossos erros de produção chegaram a praticamente zero”, diz. “Tudo passa pela inserção correta dos dados de produção no sistema. A partir do Easycalc, configuramos os dados de orçamento, envolvendo prazo, características do trabalho, tiragem, tipo de acabamento. Esses dados são integrados ao ePlan, ou seja, quando a impressão começa, sabemos exatamente o que deve ser feito.”

O gerente frisa que, inclusive, os dados fornecidos pelo ePlan fizeram com que a Offset do Brasil otimizasse o uso dos equipamentos. “Chegamos a vender uma máquina porque ficou evidente que ela não atende às nossas expectativas. Isso só foi possível porque temos um controle transparente e preciso.”

Marcos também destaca o papel do Apontamento Eletrônico para redução de erros e consequente economia de material e agilidade nos prazos. “Nos tornamos muito assertivos”, fala. “Além disso, por meio do Apontamento Eletrônico, podemos ter transparência em relação aos dados e detalhes da produção, como início, término e outros fatos relevantes sobre o trabalho. No final da semana, cruzando todos esses dados, temos noção exata do que está acontecendo na gráfica.”

“Ficamos muito satisfeitos quando assistimos a um cliente ter resultados positivos comprovados com nossas soluções. Sobretudo, quando esses resultados impactam sobre itens tão importantes quanto custos e produtividade”, salientou Valdir Filho, diretor comercial da Ecalc que acompanhou o processo de implantação dos sistemas na Offset do Brasil. “Cada caso é um caso único, cada cliente tem uma demanda específica, e é justamente aí que entram os diferenciais de nossos softwares: podemos customizar totalmente as aplicações de acordo com a área de atuação e com a demanda do cliente.”

 

IMG_8230
Gerente de produção da Offset do Brasil Marcos Antonio Barbosa dos Santos: erros diminuíram a quase zero graças às soluções Ecalc